Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo “dispensa” 65 mil hectares/ano para produção de milho melhorado

O Governo de Moçambique está a “dispensar” aos produtores cerca de 65 mil hectares de terra arável por ano, para dinamizar a produção de sementes de milho melhorado, com vista a garantir o aumento de produtividade deste cereal no país.

A área corresponde a cerca de 5% do volume total de cultivo do milho no país, segundo o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), salientando que o “sucesso” dessa iniciativa irá proporcionar o aumento do rendimento, redução de perdas de produção e atracção de mais investidores na área.

Refira-se que a produção global do milho em Moçambique é de apenas uma tonelada por ano, segundo estimativas do Ministério da Agricultura, indicando que este volume faz com que o país tenha uma das taxas mais baixas da África Austral, a par de Angola.

A média anual de produtividade dos restantes países desta região africana é estimada em cerca de 4,9 toneladas por hectare. Entretanto, com a introdução do novo pacote tecnológico naquela área, Moçambique prevê garantir uma produção anual de 6,5 mil toneladas de milho, nível muito acima da média da região da África Austral, de acordo com estimativas do IIAM, no seu plano nacional de produção de cereais.

De salientar que a produção do milho em Moçambique é predominante nas zonas baixas, responsáveis por cerca de 65% da área total do cultivo e é dominada por produtores do sector familiar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!