Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo contraria equipas e legitima presidente da Associação de Futebol de Manica

O governo da província de Manica, representado pelo director da Juventude e Desportos, Fernando Pinho, ora transferido para Gaza, legitimou Luís Martaona Oliveira como presidente da Associação de futebol neste ponto do país.

Luís Martaona Oliveira foi empossado na noite da passada Sexta-feira, apesar de ter sido derrotado pelo seu rival, Júlio Chimonzo, nas eleições de 18 de Fevereiro último, com 12 votos contra seis.

Assim como Oliveira, Chimonzo foi igualmente empossado, numa cerimónia testemunhada pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF), encabeçada pelo respectivo presidente, Feizal Sidat, e por representantes dos clubes filiados na Associação Provincial de Futebol de Manica (APFM).

Neste caso, a Associação Provincial de Futebol de Manica, que gere o desporto-rei nesta província, tem dois elencos e dois dirigentes, um facto inédito na história do desporto moçambicano.

Fernando Pinho, director da Juventude e Desportos, em Manica, chegou mesmo a afirmar no acto que se dependesse dele, Luís Martaona Oliveira é que devia ser proclamado como legítimo presidente da referida associação.

“Se fosse eu a decidir, diria que o candidato que acaba de ser empossado é que é o presidente da Associação Provincial de Futebol de Manica”, frisou Fernando Pinho, presente na cerimónia como convidado, em representação do executivo de Manica.

A alegada imprecisão de dados constantes do relatório de contas referentes ao exercício anterior, que era colocado como problema do elenco liderado por Chimonzo, deixou de sê-lo e, em lugar, apontou-se o desconhecimento dos estatutos pelos associados.

A propósito, aquele dirigente governamental, auxiliado pelo presidente cessante da Mesa da Assembleia, Afonso Uamisse, disse que os referidos estatutos tinham sido viciados com a única finalidade de acomodar Júlio Chimonzo.

Refira-se, no entanto, que o secretário cessante da Mesa da Assembleia-Geral da associação, Tomás Paulo, que é o director da Escola Secundária Samora Machel local, foi quem orientou a cerimónia de tomada de posse do seu substituto nos destinos da APFM.

Raúl Conde Marques Adriano, presidente do Conselho Mucipal de Chimoio, é o novo secretário da Mesa da AG, este por sua vez, empossou o presidente reeleito da associação, Júlio Chimonzo, isto em relação ao elenco que tomou posse há algum tempo.

A cerimónia de tomada de posse do elenco de Luís Oliveira, decorreu sob orientação do vicepresidente da Mesa de Assembleia-Geral, José Pedro Capalamula, delegado do Fundo de Fomento de Habitação.

Uma brigada da Inspecção Geral do Ministério da Juventude e Desportos, um organismo que vela pela legalidade ao nível daquela instituição, deverá escalar, brevemente, a província de Manica, a fim de se inteirar do andamento da associação.

O director provincial da Juventude e Desportos de Manica, Fernando Pinho, que anunciou o facto, disse esperar que do trabalho a ser desenvolvido pela equipa de inspecção venham a sair decisões definitivas sobre o destino da APFM.

Neste momento, face à existência de duas direcções da Associação Provincial de Futebol de Manica a trabalharem, Fernando Pinho defende a necessidade de se identificarem outras instalações, onde deverá funcionar o segundo elenco ora empossado, como forma de se evitar eventual colisão.

A gestão da modalidade e dos bens patrimoniais está a ser colocada em causa, numa altura em que as equipas de futebol se movimentam, obedecendo ao calendário esboçado pelo elenco de Júlio Chimonzo.

Por exemplo, a Taça de Honra, conquistada pelo Textáfrica, terminou recentemente, enquanto no sábado disputou-se a primeira eliminatória da Taça de Moçambique.

Entretanto, o presidente ora empossado, Luís Oliveira, exprimiu na ocasião que pretende auditar o património que vai herdar do elenco de Júlio Chimonzo, embora este reafirme a sua posição de presidente da associação, reconhecido pela Federação Moçambicana de Futebol.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!