Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo comprometido com uma administração pública profissionalizada

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, reiterou que o Governo continua comprometido com a construção de uma administração pública profissionalizada na qual os funcionários e agentes do Estado dão o melhor de si na prestação de serviços ao cidadão.

Guebuza, que falava Quinta-feira, em Maputo, na Segunda Conferência Nacional de Boas Práticas na Administração Pública, exortou os funcionários e agentes do Estado a assumirem-se como vectores da mudança, mantendo-se empenhados no cumprimento das suas obrigações profissionais e a inovarem.

Nesse contexto, segundo Guebuza, é fundamental que os funcionários e agentes do Estado estejam claros da sua missão, responsabilidades e das expectativas do público. “Continua a ser o nosso compromisso, persistir na construção de uma Administração Pública profissionalizada, na qual os Funcionários e Agentes do Estado, dando o melhor de si, esmeram-se na qualidade dos serviços que prestam ao cidadão. Por isso, todos os funcionários e agentes do Estado devem assumir-se como vectores da mudança, mantendo-se empenhados no cumprimento das suas obrigações profissionais. Devem igualmente saber inovar e, para este fim, é fundamental que estejam claros da sua missão, responsabilidades e das expectativas do público”, frisou o Presidente.

O estadista moçambicano falou da reforma da função pública que já está na sua fase final, referido que o objectivo é consolidar a construção de uma Administração Pública do futuro, mais moderna, cada vez mais eficiente e sempre próxima do cidadão. Para Guebuza, ao longo destes 10 anos de reformas, o país registou “muitos” avanços, apesar de persistirem alguns aspectos por consolidar tais como a prossecução dos programas de descentralização, contínua melhoria da prestação de serviços, reforço da integridade e da eficiência na gestão financeira, consolidação e coordenação das estruturas da Administração Pública, popularização das tecnologias de informação e comunicação, bem como a monitoria, comunicação e avaliação.

A segunda Conferência Nacional de Boas Práticas na Administração Pública foi marcada pelo lançamento do VI volume da colectânea “A Nossa Missão”, produzido pelo Centro de Documentação e Informação de Moçambique (CEDIMO), que apresenta todos os discursos proferidos pelo Presidente da República em vários momentos da sua governação.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!