Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo brasileiro quer que empresários descubram mercado africano

O Governo brasileiro está a incentivar os empresários a descobrir o mercado africano e quer superar nos próximos anos os dois grandes gargalos nasrelações comerciais com África – deficiência de transportes e ausência de bancos brasileiros no continente.

 

“Estes gargalos devem-se ao desinteresse do Brasil, durante muitosanos, em relação a África e também à América Latina. Mas não acredito que tenhamos perdido ainda o ‘bonde’(comboio) de África”, disse à agência Lusa o ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

 

Na sua avaliação, estes problemas já teriam sido resolvidos se a aproximação do Brasil com África, iniciada no Governo Lula da Silva, tivesse ocorrido mais cedo. “Espero que, no próximo ano, já possamos ter um movimento do Banco do Brasil em direcção aos países daÁfrica e também da América Latina”, avançou Miguel Jorge. Na América Latina, o grupo Santander, de Espanha, é hoje a instituiçãobancária líder e, em África, os empresários brasileiros precisam recorrer a bancos estrangeiros, principalmente portuguesas, para fazer suas transacções.

“Há pelo menos 25 mil brasileiros somente em Angola, e temos apenas um escritório de representação do Banco do Brasil em Luanda. Não há uma agência sequer. É uma pena que os bancos brasileiros não se tenham preparado para ir para fora”, lamentou o ministro

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!