Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo aprova Política e estratégia de Recursos Minerais

O Governo moçambicano aprovou, esta terça-feira (17), uma Política e Estratégia dos Recursos Minerais com o objectivo de responder aos actuais desafios do sector mineiro impostos pela descoberta acelerada de grandes quantidades de recursos. O documento tem também em vista harmonizar os últimos desenvolvimentos conseguidos nesta área.

Segundo o vice-ministro de Recursos Minerais, Abdul Razak, os progressos estão relacionados com a realização do mapeamento geológico que contém informações actuais e detalhadas sobre as potenciais riquezas do país; a instalação de um sistema de informação mineral e pesquisa de hidrocarbonetos, onde estão armazenados os dados geológicos recentes e o cadastro mineiro “online”, dentre outros.

O governante recordou que durante a década de 1990 a produção na área mineira era de pequena escala, sendo que actualmente o país evoluiu para grande escala, e o exemplo disso são as areias pesadas de Moma, gás natural de Temane e Panda e a exploração de carvão mineral em Moatize.

Segundo deixou ficar o ministro, um dos desafios do sector, neste momento, é fazer com que a exploração de minérios seja mais benéfica para o país. “Queremos que haja maior número de moçambicanos nessa indústria”.

Abdul Razak referiu ainda que o Governo tem trabalhado na criação de condições, tais como disponibilizar licenças de comercialização exclusivas para moçambicanos, para alcançar tal desiderato. A Política ora aprovada pretende que haja mais capacidade técnica de moçambicanos na área de geologia, e para efeito prevê uma parceria com instituições de ensino.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!