Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo aposta no aumento da produção de castanha de caju

O Primeiro-Ministro moçambicano, Aires Ali, diz que o Governo esta a trabalhar na implementação de um plano baseado na multiplicação e distribuição intensiva de mudas de cajueiros que vai permitir que a produção de castanha de caju alcance as 127 mil toneladas nos próximos cinco anos.

Segundo Aires Ali, que falou na passada sexta-feira no lançamento da campanha nacional de maneio da cultura, cujas cerimónias decorreram no distrito de Meconta, província de Nampula, disse que a produção nacional da castanha vai crescer a uma media anual de 7,5 mil toneladas ate a campanha de 2016/17.

A média anual de produção da castanha de caju, nos últimos anos, anda a volta de 90 mil toneladas, facto que está a despertar interesse forte dos produtores de algumas províncias onde a produção do caju esteve durante muito tempo adormecida.

Citado pelo matutino “Noticias”, Aires Ali explicou que a concretização das metas passa não só pelo maneio integrado do cajueiro, através de acções de controlo de pragas e doenças, mas também pelo combate e prevenção das queimadas descontroladas.

O sector privado, de acordo com o Primeiro-Ministro, deve igualmente adoptar um preço justo para a compra da castanha junto do produtor, facto que, em última análise, vai estimular o produtor a apostar forte na pulverização das plantas.

No tocante ao tratamento químico contra a doença do oídio, Aires Ali revelou que o Governo está a investir mais de 103 milhões de meticais por ano, na compra e distribuição de produtos. Através deste esforço financeiro, o governo espera atingir, este ano, uma produção de cerca de 54 mil toneladas de castanha de boa qualidade avaliada em 540 milhões de meticais ao preço actual do mercado.

O programa de multiplicação e distribuição intensiva de mudas de cajueiros privilegia variedades tolerantes a pragas e doenças que tenham um potencial produtivo de 12 quilogramas de castanha por planta.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!