Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo anuncia apoio de 2 billiões de Meticais para crianças moçambicanas

Um total de dois biliões de meticais vão ser alocados, este ano, para financiar de apoio à criança. Segundo a Ministra da mulher e da Acção Social, Yolanda Cintura, este montante será disponibilizado através do Subsídio Social Básico.

A Ministra revelou o facto durante a recente sessão do Parlamento Infantil, que decorreu nos dias 30 e 31 de Julho último, em Maputo. Ela explicou que o Plano Económico e Social (PES) de 2013, aprovado ano passado na Assembleia da República, o parlamento, já contempla as acções de assistência e financiamento para os petizes.

“O apoio a crianças órfãs e vulneráveis, conforme o Governo tem prestado especial atenção, vai continuar, lado a lado, usando programas existentes no Instituto Nacional de Acção Social, como o Apoio Social Directo”, afirmou Cintura.

A governante moçambicana assegurou tratar-se de um financiamento que, de acordo com o Plano Nacional de Acção para a Criança (PNAC) 2013-2019, insere-se directamente na criança.

O PNAC 2013-2019 concentra-se em quatro áreas prioritárias: Sobrevivência da Criança; Desenvolvimento da Criança; Protecção e Participação da Criança em actividades de desenvolvimento do País.

Com a implementação do PNAC II assume-se o compromisso de se alcançar, entre outras, as seguintes metas: Aumento do registo de nascimentos de 31 por cento em 2008 para 60 por cento em 2015; Redução da mortalidade infantil (menos de cinco anos) de 97 por 1,000 nascidos vivos para 67 por 1,000 nascidos vivos em 2015 e Redução da desnutrição crónica em menores de cinco anos de 44 por cento em 2008 para 30 por cento em 2015 e para 20 por cento em 2020.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!