Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo alemão injecta 27 milhões de euros na educação em Moçambique

Os governos moçambicano e alemão rubricaram, nesta quinta-feira (14), em Maputo, um acordo de cooperação financeira, o qual determina a alocação de 27 milhões de euros ao sector da Educação em Moçambique para apoio técnico, construção de novas salas de aula e outras actividades, entre 2014 e 2015.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Henrique Banze, e o embaixador alemão em Moçambique, Philipp Schauer, é que chancelaram o entendimento para o efeito.

Henrique Banze disse que o apoio do Governo alemão, ao longo dos anos, tem permitido a Moçambique consolidar o sistema de ensino e assegurar que mais crianças tenham acesso à instrução.

Além de estar a contribuir para o ingresso e permanência de mais raparigas na escola, aquele país ajudou a fazer com que o país passasse de 3.8 milhões de alunos, em 2004, para 5.5 milhões, em 2013.

Contudo, ainda prevalecem desafios por ultrapassar, tais como mormente a baixa qualidade de ensino, o que exige, entre outras medidas, a formação permanente e supervisão de docentes, melhoria da qualidade de infra-estruturas escolares e disponibilização de equipamento atempadamente para o processo de ensino e aprendizagem.

Por sua vez, Philipp Schauer, disse que dos 27 milhões de euros a serem alocados ao Governo moçambicano, 25 milhões de euros se destina ao Fundo comum do Apoio ao Sector da Educação ( FASE) e dois milhões euros ao apoio técnico na área de construção de salas de aula.

Segundo Schauer, uma população bem formada e com conhecimentos adequados constitui a base para um crescimento económico visível e traz benefícios para o país. Ele disse que, nos últimos 10 anos, a Alemanha alocou 200 milhões de euros, que resultaram na construção de 372 salas de aula, escritórios e residências de professores nas províncias de Inhambane, Sofala e Manica.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!