Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governador opositor é detido na Nigéria antes das eleições locais

Um governador de oposição na Nigéria foi detido por forças de segurança a caminho de um comício no Estado de Ekiti, no sudoeste nigeriano, esta quinta-feira (19), véspera das eleições locais que acontecem no próximo final de semana, informou uma autoridade.

Rotimi Amaechi, um dos sete governadores que abandonaram o partido governista Congresso Todos Progressistas (APC, na sigla em inglês), do presidente Goodluck Jonathan, foi preso no Estado vizinho de Ondo enquanto ia para o seu avião.

“Ele foi detido… por militares, que cercaram o seu comboio e disseram ter ordens superiores para não deixá-lo retirar-se daquela localidade ou continuar a sua viagem”, disse Ibim Seminitari, comissária de informação do Estado de Rivers, o mesmo de Amaechi, à Reuters.

O avião havia sido confiscado, declarou ela. “Ele ainda se encontra na localidade enquanto falo contigo”, acrescentou. Não foi possível localizar um porta-voz da polícia nacional para comentários.

Os governadores estão entre as figuras mais poderosas no país africano, que é o maior exportador de petróleo do continente – alguns controlam orçamentos maiores que muitas nações africanas – , e a sua influência tem muito peso na selecção de candidatos presidenciais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!