Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Goodluck Jonathan é o novo Presidente da Nigéria

Goodluck Jonathan prestou juramento esta quinta-feira como Presidente e chefe supremo das Forças Armadas nigerianas, sucedendo assim a Umaru Yar’Adua, falecido na passada quarta-feira à noite aos 58 anos de idade, na sequência duma prolongada doença.

O novo presidente nigeriano foi Vice-governador do petrolífero Estado de Bayelsa, em 1999, Goodluck Jonathan, que completará 53 anos de idade em Novembro próximo, torna-se governador deste Estado, donde ele é nomeado, em 2006, candidato à Vice-Presidência do Partido Popular Democrático (PDP, no poder). Ele é investido a 29 de Maio de 2007 como Vice-Presidente de Umaru Musa Yar’Adua, função que conserva até 9 de Fevereiro de 2009, quando é empossado como Presidente interino pela Assembleia Nacional para preencher o vazio deixado pela partida de Yar’Adua para um tratamento médico na Arábia Saudita e desanuviar assim a tensão crescente no país.

Nascido a 20 de Novembro de 1957, em Otueke, no Estado de Bayelsa, Goodluck Jonathan, que pertence à etnia Ijaw do Delta do Níger, é titular duma Licenciatura em Zoologia, um Mestrado em Hidrobiologia/Biologia das Pescas e dum Doutoramento em Zoologia pela Universidade de Port Harcourt, no Delta do Níger. Ele trabalhou como inspector da educação, assistente e agente de proteção ambiental antes de entrar na política em 1998. Goodluck Jonathan é casado com Patience de que tem dois filhos.

O presidente do Tribunal Supremo da Nigéria, Alloysius Katsina-Alu, dirigiu a cerimónia de prestação de juramento de Jonathan, que terá 53 anos de idade em Novembro. O novo chefe de Estado nigeriano indicou imediatamente após a cerimónia que as suas prioridades serão a boa governação, a reforma eleitoral e a luta contra a corrupção. Falando do seu predecessor, ele declarou ter recebido a notícia da sua morte com “um grande sentimento de perda e profunda tristeza”, descrevendo Umaru Yar’Adua como “um homem profundamente íntegro e duma humildade rara”.

O novo Presidente convidou os seus compatriotas a manter-se corajosos. A breve cerimónia, organizada na sala no Palácio Presidencial, em Abuja, decorreu na presença de responsáveis da Assembleia Nacional, nomeadamente o vice-presidente do Senado, Ike Ekweremadu; e o presidente do Parlamento, Dimeji Bankole. Os governadores dos diferentes Estados, os ministros, o chefe do Estado-Maior- General das Forças Armadas, os chefes de serviço e principais assistentes do Presidente assistiram igualmente à tomada de posse.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!