Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ginástica: Moçambique introduz ginástica rítmica desportiva

A cidade de Maputo é palco, desde a última quinta-feira (17) até à próxima segunda-feira (21), do primeiro Curso Internacional de Ginástica Rítmica e Rope Skipping. O evento, que conta com 22 representantes das províncias do país, com excepção de Tete, é financiado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG).

O curso que é orientado pela instituição que gere a gímnica em Moçambique, nomeadamente a federação local, tem como finalidade dotar os presentes de conhecimentos e matérias ligadas à disciplina de ginástica rítmica, também conhecida por “Acrobacia”. O mesmo, por outro lado, visa debater as formas de inclusão da pessoa com deficiência auditiva nos eventos e competições desta modalidade desportiva.

Para além da introdução daquela disciplina até então desconhecida em Moçambique, a Federação Moçambicana de Ginástica inseriu, pela primeira vez no contexto moçambicano, as novas técnicas de salto acrobático e de corda que farão parte das provas desta modalidade no 11º Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, Pemba-2015.

Queremos desenvolver a ginástica”

Para Edmundo Ribeiro, presidente daquela agremiação, este curso visa “formar novos quadros que vão estimular o desenvolvimento da gímnica no país que, até à data da sua realização, contava apenas com três especialidades, nomeadamente a ginástica geral, a acrobática e o salto da corda”.

“E com o propósito de investir no futuro, na primeira semana de Novembro dois atletas seniores estarão num campo de treinos e de formação na vizinha África de Sul, concretamente em Joanesburgo, para uma capacitação em matérias ligadas à iniciação em ginástica rítmica desportiva. Enquanto isso, em Maputo, 30 professores vão também participar num curso da mesma disciplina e da ginástica no geral que será ministrado pela técnica sul-africana Robbie Beaker” revelou Ribeiro falando @Verdade.

Com estas acções de formação acima referidas, espera a Federação Moçambicana de Ginástica massificar esta modalidade que se diga, em abono da verdade, pouco difundida em Moçambique. Contudo é objectivo de Edmundo Ribeiro ver Moçambique representando nos Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro na modalidade de ginástica.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!