Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Gigantescas reservas de ferro e titânio descobertas em Tete

A ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, anunciou que foram descobertas de enormes reservas de ferro e titânio em Tete, o que deverá tornar, a médio prazo, a província central de Moçambique no maior centro industrial do país.

Segundo revelações da Ministra moçambicana, citada pela imprensa nacional, são milhares de toneladas de reservas de ferro e titânio descobertas com as quais se projecta a implantação de uma fábrica de fundição, a partir de 2016. Segundo a ministra, decorrem neste momento, estudos de viabilidade que vão permitir o relançamento da indústria siderúrgica e de fundição em Moçambique, que entrou em colapso na década de 1990, como resultado da implementação do Programa de Restruturação Económica.

Sem revelar detalhes, Bias disse que a fábrica será construída 50 quilómetros fora da cidade de Tete, num investimento previsto de cerca de 700 milhões de dólares. Com a materialização desta nova indústria, a província de Tete vai se tornar no maior centro industrial do país e pela sua dimensão, alguns analistas já prevêem problemas estruturais graves em termos ambientais e habitacionais.

Recorde-se que a província de Tete já é uma referência no mapa mundial devido ao elevado potencial de carvão, que já entrou na fase parcial de exportações.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!