Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Gaza regista baixo aproveitamento nos exames extraordinários da 12a classe

A província de Gaza, Sul de Moçambique, registou um baixo aproveitamento nos exames extraordinários da 12a classe realizados em Julho último a escala nacional. O baixo aproveitamento foi mais desastroso nas ciências, casos de matemática, física e química.

De um total de 308 estudantes da 12a classe submetidos ao exame de Matemática, apenas três obtiveram resultado positivo, o equivalente a uma percentagem de pouco mais de 0.3 por cento. A Química e Física, os que lograram tirar nota positiva não passaram de quatro por cento.

Enquanto isso, na disciplina de português o cenário vivido foi totalmente inverso ao se registar pouco mais de 51 por cento de aproveitamento positivo. Não obstante o facto de o aproveitamento da 12a classe ser ainda preliminar, uma vez que se aguarda pelos resultados dos candidatos que requereram a recorrecção das suas provas, nada sugere que a situação ora prevalecente altere substancialmente.

As autoridades ligadas à Educação na província entendem, segundo o ‘Notícias’, ser urgente a necessidade de se continuar a sensibilizar os candidatos externos, de forma a se concentrarem mais na preparação para os exames e deixarem de se envolver em esquemas de compra de enunciados das provas e/ou obtenção de respostas com recurso a telemóveis, entre outras formas fraudulentas.

Os elevados gastos financeiros feitos para a cobertura dos exames extraordinários de Julho último, orçados em mais de 400 mil meticais (cerca de 13.333 dólares americanos), nomeadamente para o pagamento de ajudas de custo e aquisição de combustíveis são avultados e não se ajustam aos resultados obtidos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!