Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Gás natural canalizado começa a ser consumido a partir de Maio em Maputo

A cidade de Maputo e o distrito de Marracuene passam a consumir o gás natural canalizado a partir de 30 de Maio em curso, altura em que será inaugurado um sistema de distribuição construído na capital moçambicana. E, a partir de Junho próximo, os consumidores domésticos já poderão canalizar o combustível para as suas residências.

Segundo a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), a canalização do gás natural será semelhante ao processo ou sistema que leva água para habitações, isto é, com uma válvula para abrir e fechar o gás no fogão. Este sistema fará com que haja eliminação do uso de botijas de aço tal como acontece neste momento.

Refira-se que o projecto do gás natural canalizado parte da antiga Sonefe, segue as avenidas Eduardo Mondlane, 24 de Julho, Julius Nyerere, Kenneth Kaunda, do Trabalho, Joaquim Chissano e a Estrada Nacional Número Um.

A ENH assegura que o sistema de canalização oferece maior segurança e vai reduzir os riscos de incidentes resultantes, por vezes, do mau manuseamentos do gás nas residências. Aliás, a firma diz ainda que o gás canalizado terá menor pressão relativamente ao usado actualmente nas botijas.O combustível estará disponível para o uso 24 horas ininterruptas.

Numa primeira fase, estão previstos 200 consumidores, maioritariamente indústrias, restaurantes, hotéis e na segunda fase será canalizado para as residências, abrangendo 68 mil famílias que estiverem no raio da rede de distribuição.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!