Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Garantidos postos de trabalho dos mineiros moçambicanos

Os pouco mais de 30 mil mineiros moçambicanos, que passaram as suas férias da quadra festiva junto as suas famílias em Moçambique, conseguiram assegurar os seus empregos, tendo retomado quase todos os seus postos de trabalho na vizinha República da Africa do Sul (RAS).

A delegação do Ministério do Trabalho (MITRAB) na RAS revela que, com base nos registos e contactos de verificação junto das companhias mineiras e agências de recrutamento, bem como face à inexistência de queixas naquela representação, constatou-se que todos os trabalhadores das minas conseguiram regressar a tempo.

“Até ao momento nenhum dos mineiros regressados viu-se despedido por ter se apresentado tarde à sua entidade patronal ou por outros motivos, como acontecia em ocasiões anteriores”, destaca o MITRAB em comunicado distribuído a AIM.

Este facto deve-se à actuação atempada e coordenada entre as autoridades laborais, migratórias e alfandegárias de ambos os países durante a quadra festiva, sobretudo face à introdução de um sistema para fazer um acompanhamento monitorado pelas partes envolvidas no processo de entrada e saída nas fronteiras.

Neste processo os mineiros e outros trabalhadores moçambicanos na RAS tiveram um tratamento excepcional, juntamente com os seus bens e familiares.

Devido a esta facilidade de 1 a 31 de Dezembro passado, entraram para o país 54.649 trabalhadores moçambicanos, maioritariamente mineiros, sendo que o regresso atingiu o pico no período de 1 a 16 de Janeiro do ano em curso, quando cruzaram a fronteira 36.943 trabalhadores, entre mineiros, operários e trabalhadores das farmas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!