O Brasil perdeu para Gana nos pênaltis (4-3) a final do Mundial de Futebol Sub-20, no jogo realizado esta sexta-feira, no Estádio Internacional do Cairo, que terminou empatado por 0 a 0 no tempo regulamentar e no prolongamento.
Numa partida marcada pela falta de pontaria do Brasil, que desperdiçou várias oportunidades, Gana atuou com dez homens desde os 36 minutos, após a expulsão de Daniel Addo por falta violenta em Alex Teixeira. O Brasil teve sua primeira oportunidade aos 10 minutos, com Paulo Henrique, antes que Alan Kardec, aos 39, desperdiçasse outra boa chance de marcar.
Na segunda parte, Giuliano, aos 49, e Alan Kardec, 69, voltaram a perder oportunidades claras de golo. Mesmo com um homem a menos, Gana jogou de igual para igual, exibindo grande disposição física, e até pressionou o time comandado pelo técnico Rogério Lourenço, levando o jogo para a prorrogação. No tempo suplementar, aos seis minutos, Alex Teixeira entrou pelo lado esquerdo e cruzou para o meio da área, onde Maicon, livre, chutou em cima do guarda redes Daniel Agyei, perdendo a maior chance do Brasil na partida.
Na decisão por pênaltis, o guarda redes africano, Daniel Agyei, defendeu as cobranças de Souza e Alex Teixeira, e Maicon chutou sobre o travessão, quando tinha o título nos pés. Alan Kardec, Giuliano e Douglas Costa haviam convertido as três primeiras cobranças para o Brasil.
O guarda redes brasileiro, Rafael, defendeu os disparos de Brigth Addae e Jonathan Mensah, mas André Ayew, Samuel Inkoom, Dominic Adiyiah e Emmanuel Agyemang Badu anotaram para Gana.
Dominic Adiyiah foi o artilheiro do torneio e conquistou a bota de ouro, com oito golos, deixando Alex Teixeira na segunda posicao.
Este é o primeiro título do futebol Sub20 conquistado pelo continente africano, após quatro finais perdidas. Com a vitória, os ‘Black Satellites’ vingam-se das derrotas nas finais contra Brasil (2-1), na Austrália-93, e Argentina (3-0), em Buenos Aires-2001.
O Continente africano já tinha outros dois vice-campeonatos, com a Nigéria perdendo para Portugal, na Arábia Saudita-89, e para a Argentina, na Holanda-2001. A Brasil tentava no Cairo a conquista do pentacampeonato mundial Sub-20.