Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Gambiano detido com mais de $ 2 milhões no aeroporto de Luanda

A Polícia angolana anunciou, Segunda-feira (20), a apreensão, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, na capital do país, Luanda, de mais de dois milhões de dólares que um cidadão gambiano tentava transportar num voo com destino a Joanesburgo, na África do Sul.

A apreensão teria ocorrido domingo quando o sistema de segurança do aeroporto “detectou um cidadão gambiano, com um ar comprometido, levando consigo uma pasta à saída do autocarro de embarque para o avião”, segundo o director do aeroporto, Costa Lima.

Lima explicou que o cidadão gambiano em causa já se encontra detido para averiguações e que os valores estão sob custódia da Alfândega antes da sua entrega posterior ao Banco Nacional de Angola (BNA, central).

De acordo ainda com Costa Lima, o cidadão estrangeiro contou com a ajuda de funcionários do aeroporto das áreas de serviço em terra, que facilitaram a passagem dos valores, pelo que foram detidos “quatro Angolanos da comunidade aeroportuária envolvidos no caso”.

Por seu turno, o comandante da Polícia aeroportuária, António Guedes, admitiu haver insuficiências no sistema de segurança actualmente instalado no aeroporto, e defendeu a necessidade do seu melhoramento para permitir um combate mais eficiente contra as infracções.

Ele confirmou tratar-se de uma rede que conta com colaboradores no seio dos próprios funcionários do aeroporto, e prometeu o prosseguimento e aprofundamento de investigações sobre a questão em colaboração com o Ministério Público.

As regras do BNA actualmente em vigor sobre a entrada e saída de moeda estrangeira do país limitam ao equivalente a 15 mil dólares americanos o valor exportável, para residentes cambiais, e a 10 mil dólares americanos para não residentes cambiais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!