Em confronto inserido na 5ª jornada do Torneio de Abertura da Cidade de Maputo, a Petromoc derrotou, no pretérito fim-de-semana, o Grupo Desportivo Iquebal, por 2 a 0, e cimentou a liderança do certame. Por seu turno, a Liga Desportiva alcançou a sua segunda vitória na prova. Os comandados de Farukito venceram o Al – Mahid, por 4 a 2.
O pavilhão do Grupo Desportivo Iquebal foi palco da partida mais aguardada da 5ª jornada do Torneio de Abertura da capital moçambicana, por sinal o primeiro dérbi da presente temporada. Foi, diga-se, uma excelente propaganda do futsal moçambicano, visto que estavam frente-a-frente as duas melhores equipas da prova.
Os primeiros minutos foram caracterizados pelo equilíbrio, ou seja, a formação que atacava era perigosamente correspondida. O Grupo Desportivo Iquebal foi quem criou a primeira jogada de perigo junto à baliza de Nelson. Na sequência de uma perda de bola de Mitó, na zona intermediária, Manucho, com um passe teleguiado, isolou Mário, mas este atleta foi demasiado lento e permitiu a intervenção do guarda-redes da Petromoc.
As duas formações atacavam, mas deixavam um jogador na zona do meio-campo para parar qualquer tentativa de contra – ataque do seu rival. A equipa de Junaid Lalgy, antes do primeiro quarto de hora de jogo, esteve perto de inaugurar o marcador. Magul, depois de passar por dois adversários, rematou para uma enorme defesa de Nelson.
Mas nem sempre a equipa que está lançada ao ataque é a primeira a marcar, uma vez que, diz o ditado, “quem não marca arrisca-se a sofrer”. Aos 14 minutos, a Petromoc inauguraria o marcador. Favito, com um passe milimétrico, coloca a bola nos pés de Domingos Mazivila, que rematou forte para uma grande defesa de Eddy Monjane e, na recarga, aproveitou a apatia da defensiva dos vice-campeões da cidade de Maputo, para fazer o 1 a 0.
Em desvantagem, o Grupo Desportivo Iquebal fez o que lhe competia: andar atrás do golo do empate, mas as suas sucessivas tentativas reduziram-se a cinzas, visto que os jogadores de Junaid Lalgy não conseguiam desfeitear o guardião Nelson, que se mostrava intransponível entre os três ferros.
O intervalo chegou com a vantagem, pela margem mínima, dos campeões nacionais e da cidade de Maputo.
O inconformismo não salvou a pele do Iquebal
Inconformado com o resultado, na etapa complementar, o Grupo Desportivo Iquebal lançou-se ao ataque à procura do golo do empate, mas encontrava pela frente uma turma da Petromoc que fez de tudo para continuar com a sua saga vitoriosa.
Tal como aconteceu na fase inicial, a equipa de Junaid Lalgy foi a primeira a criar perigo. Depois de uma excelente combinação com Manucho, Dércio rematou e o esférico passou a escassos centímetros do poste direito de Nelson.
O Grupo Desportivo Iquebal continuava com a sua avalanche ofensiva; todavia, os seus jogadores não conseguiam acertar na baliza.
Quando tudo indicava que seria a equipa da casa a chegar ao empate, a Petromoc fez o 2 a 0. Zinraldo, depois de receber um passe de Favito, passou por dois contrários e rematou para o fundo das malhas do desamparado Edson Monjane.
Volvidos três minutos após o golo, Eddy Monjane, com duas excelentes intervenções, negou o terceiro tento aos petrolíferos. Magul e Dércio eram os mais inconformados dos vice-campeões nacionais e da cidade de Maputo; porém, o seu empenho não salvou a pele do Grupo Desportivo Iquebal.
Aos 37 minutos, três para o final da partida, depois de sucessivas trocas de passe, Dércio, do meio da rua, desferiu um forte remate, mas Nelson, com uma enorme defesa, manteve as suas redes invioláveis. Antes do final da partida, o mesmo jogador acertou na trave.
O jogo terminou com a vantagem de 2 a 0 a favor da equipa de Naymo Abdul, que somou, assim, a quinta vitória em igual número de jornadas.
Liga Desportiva e UDM também vitoriosas
Ainda na 5ª jornada do Torneio de Abertura da Cidade de Maputo, a renovadíssima Liga Desportiva derrotou a formação do Al – Mahid, por uma diferença de dois golos, visto que os muçulmanos marcaram quatro golos contra dois do seu oponente.
Por seu turno, o conjunto da UDM bateu a Auto – Avenida pelos claros 7 a 3, numa partida em que os universitários estiveram a vencer por 3 a 0, mas, no início da segunda parte, permitiram que o seu rival chegasse ao empate; todavia, Custódio e companhia voltaram a reestabelecer a justiça no marcador. O Estrela Vermelha e a formação da ADDEC não foram para além de uma igualdade a três bolas.
Volvidas cinco jornadas, a Petromoc lidera a prova com um total de 15 pontos, mais seis que o duo UDM e Grupo Desportivo Iquebal na segunda e terceira posição, respectivamente. A Liga Desportiva segue no quarto posição com oitos pontos. Importa referir que os primeiros quatro classificados apuram-se para a segunda fase, meias – finais, que será disputada no sistema cruzado. Assim sendo, o primeiro vai jogar com o quarto, enquanto o segundo medirá forças com o terceiro. As partidas serão disputadas no sistema de play – offs , a melhor de três.
Eis os resultados da 5ª Jornada:
UDM 7 – 3 Auto – Avenida
Estrela Vermelha 3 – 3 ADDEC
Al – Mahid 2 – 4 Liga Desportiva
Petromoc 2 – 0 Grupo Desportivo Iquebal
Próxima jornada:
Petromoc X Auto – Avenida
Al – Mahid X Estrela Vermelha
ADDEC X UDM
Grupo Desportivo Iquebal X Liga Desportiva