Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Futebol Feminino: Decorre o “Nacional” em Nampula

Arrancou na última sexta-feira (19 de Julho), na cidade de Nampula, o Campeonato Nacional de Futebol Feminino. A cerimónia de abertura da prova teve lugar no estádio 25 de Setembro, local que, juntamente com o campo Francisco Durão do Benfica de Nampula, acolherão as provas até ao próximo dia 29.

O pontapé de saída da prova nacional foi dado por Felicidade Costa, que na ocasião deu uma palavra de encorajamento às atletas, de modo a praticarem mais o desporto. Aliás, aquela dirigente instou aos organizadores da prova a potenciarem mais o futebol feminino no sentido de, a médio e longo prazos, pensarem em levar o nome de Moçambique além fronteira nesta modalidade desportiva.

Estão inscritas neste certame um total de nove equipas de quase todos os pontos do país, nomeadamente União Esperança de Quelimane, Clube Fanta da Beira, Academia Militar de Nampula, Academia Chamisso de Cabo Delgado, Viveiros de Nampula, Computer Solutions de Manica, Clube Cocorico da Beira, União Desportiva de Lichinga e Servitrades de Maputo.

À última hora soube-se que a representante de Inhambane desistiu de participar no campeonato devido à falta de segurança na zona de Muxúnguè, visto que os pais das atletas não aceitaram que a deslocação fosse feita por via rodoviária.

A jornada inaugural

Já no que diz respeito às quatro linhas, decorreu, ainda na sexta-feira, o jogo de estreia entre as equipas de Viveiros de Nampula e da Computer Solutions de Manica, cujas vencedoras foram as anfitriãs por uma tangente de 1 a 0. O tento foi marcado volvidos 36 minutos por intermédio de Fazila.

No sábado, a vez foi da equipa da Academia Militar de Nampula golear a Academia de Cabo Delgado por 3 a 0, enquanto as “chuabos” da União Esperança suaram bastante para derrotar o Clube Fanta da Beira por 2 a 1. Contudo, devido ao número impar de equipas, na ronda inicial ficou de fora a Servitrades de Maputo.

A competição prossegue neste domingo (21 de Julho), dia em que ficará de fora a União Esperança de Quelimane. Importa referir que este campeonato é organizado pela Comissão Nacional de Futebol Feminino, em parceria com a Associação Provincial de Futebol de Nampula.

Quadro de resultados da 1ª jornada:

União Esperança de Quelimane 2 – 1 Clube Fanta da Beira

Academia Militar de Nampula 3 – 0 Academia Chamisso de Cabo Delgado

Viveiros de Nampula 1 – 0 Computer Solutions de Manica

Clube Cocorico da Beira 1 – 1 União Desportiva de Lichinga

Calendário da 2ª jornada:

Estádio 25 de Setembro (13h30): Clube Fanta x  Academia Militar de Nampula

Estádio 25 de Setembro (15h30): Academia Chamisso de Cabo Delgado x  Viveiros de Nampula

Campo Francisco Durão (13h30): Computer Solutions de Manica X Clube Cocorico

Campo Francisco Durão (13h30): União Desportiva de Lichinga x Servitrades de Maputo

O sistema de competição é de todos contra todos, onde o vencedor será conhecido terminadas as oito jornadas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!