Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Fundo distrital cria 58 mil empregos em Nampula

O Fundo Distrital de Desenvolvimento (FDD), vulgarmente conhecido por “sete milhões” gerou 58.022 postos de trabalho na província de Nampula, Norte de Moçambique, desde a sua criação em 2006.

Estes dados foram apresentados, última Segunda-feira, pelo governador da província de Nampula, Felismino Tocoli, durante a apresentação do informe provincial, no âmbito da visita de trabalho que o Presidente da Republica, Armando Guebuza, realiza aquele ponto do país.

Segundo Tocoli, com base no FDD foram financiados 9.320 projectos de desenvolvimento, com destaque para os sectores da agricultura e comercialização (cantinas rurais) com 3.297 e 3.081 projectos, respectivamente.

Segundo Tocoli no ano passado foram desembolsados 172,4 milhões de meticais, o correspondente a 98 por cento do valor global disponível na província, para financiar 2.607 projectos de produção de comida e geração de rendimentos.

A perspectiva para aquele ano era de abranger 20 distritos com um orçamento de 175,8 milhões de meticais. No que respeita aos desembolsos, o governador disse que em 2010 houve um crescimento na ordem de 37,5 por cento. Assim, foram desembolsados 6,9 milhões de meticais contra os cerca de 5,1 milhões de meticais registados em 2009.

“Desta forma eleva-se para pouco mais de 28,2 milhões de meticais o valor acumulado dos reembolsos desde o início do programa em 2006, o que representa 3,4 por cento do total desembolsado no valor orçado em pouco mais de 814,6 milhões de meticais”, explicou Tocoli.

No primeiro trimestre do presente ano foi executado, no âmbito deste fundo, 66,8 mil meticais, o correspondente a cerca de 42 por cento do planificado (cerca de 157,7 mil meticais). Estes valores financiaram 430 projectos, dos quais 121 de produção de comida e 309 de geração de rendimentos. Os mesmos criaram 3.127 postos de emprego.

Para melhorar a aplicação deste fundo foram realizadas quatro sessões regionais de capacitação dos membros dos Conselhos Consultivos Locais, Secretários Permanentes Distritais, Chefes de Equipas Técnicas Distritais, Chefes de Repartições de Planificação e Desenvolvimento Local, bem como beneficiários nos distritos de Malema, Ilha de Moçambique, Angoche e Erati. Nessas acções de formação foram abrangidos 21 distritos da província.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!