Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Fundação Chissano lança projecto Casa Jovem

Qual é a relação entre o antigo Presidente da República Joaquim Chissano e a problemática de habitação para jovens em Moçambique?

Esta questão será certamente esclarecida, esta segunda-feira, a partir das 9 horas, quando Joaquim Chisssano, em nome da Fundação (FJC) que leva o seu nome, proceder ao lançamento oficial do Projecto Casa Jovem, no Centro de Conferências Joaquim Chissano.

O Casa Jovem, na óptica dos seus criadores, é um projecto imobiliário que “visa introduzir um conceito inovador de comunidade habitacional e de serviços inclusiva em Moçambique”, o qual se concretizará na construção de uma “cidadela” de mais de 2000 apartamentos dos tipos 1 a 4.

Para além da área habitacional, a Casa Jovem terá agregadas em si as áreas Comercial, de Utilidade Pública, de Escritórios e Serviços e várias áreas de Lazer. Trata-se de um investimento orçado em cerca de 100 milhões de dólares norte-americanos, no que constituirá também um pólo multifuncional de expansão da cidade de Maputo numa comunidade habitacional desenvolvida em bairro residencial de acessos livres.

De acordo com os seus promotores, o Projecto Casa Jovem, que será erguido no Bairro da Costa do Sol, junto ao litoral de Maputo, pretende “beneficiar em larga escala a juventude profissional urbana moçambicana, até a faixa etária dos 40 anos.” Promovido pela FJC, o Projecto Casa Jovem foi concebido pela Charas Lda e é implementado pela ImoX.

Envolvimento da Fundação Chissano

A Fundação Joaquim Chissano é uma organização privada moçambicana sem fins lucrativos dedicada a Promoção da Paz, do Desenvolvimento Económico e cultural de Moçambique. Tem a sua sede em Maputo, Moçambique. Criada em 2005 pelo Presidente Joaquim Chissano, a FJC recebeu do Governo da República de Moçambique o estatuto de entidade de Utilidade Pública aquando do seu reconhecimento como sujeito de direito com personalidade jurídica, através da Resolução nº 71/2004, de 31 de Dezembro. A Fundação Joaquim Chissano (FJC) aparece neste projecto como promotor, no âmbito dos seus objectivos estratégicos de, através do apoio a iniciativas económicas, se desenvolver uma classe média Moçambicana capaz de assegurar a sustentabilidade do desenvolvimento económico, da paz e da estabilidade do país.

Tratando-se de um projecto orientado para a abordagem da problemática de habitação, de jovens para jovens, “promover o Casa Jovem enquadra-se no objectivo da FJC de promoção do desenvolvimento social”, segundo a FJC.

De firmas jovens para jovens

A Charas Lda é uma companhia de capital de risco Moçambicana que investe no capital social de empreendedores Moçambicanos. É uma firma fundada pelo Jovem Líder Global do Forum Económico Mundial e Engenheiro electro-mecânico Erik Charas, que aos 34 anos já acumula experiência em desenvolvimento e execução de projectos imobiliários bem como de projectos na índole de intervenção social em Moçambique. Nos investimentos da Charas, conta-se, igualmente o lançamento da primeira firma de serviços de táxi de motociclos “Txopela”.

A Charas Lda é popularmente conhecida por ter lançado em 2008 o jornal @Verdade, que na sua versão impressa (semanário), se tornou o primeiro jornal generalista gratuito em Moçambique. @ Verdade é desde a sua criação até hoje o jornal de maior tiragem e circulação no País – inicialmente com 50 mil exemplares semanais e actualmente com 20 mil cópias na rua.

A Imox Lda é uma jovem e dinâmica empresa de desenvolvimento imobiliário de capitais Moçambicanos que visa desenvolver habitação sustentável de qualidade em Moçambique, apostando na satisfação da demanda do público jovem no que se refere a imóveis de preço acessível.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!