Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Funcionários louvam esforço do Governo

Funcionários e agentes do Estado a nível do distrito da Moamba, 75 quilómetros a Noroeste da capital moçambicana, Maputo, Sul do país, louvaram semana finda o esforço do Governo na melhoria da sua condição social e profissional.

Numa mensagem endereçada por ocasião da visita que a Ministra da Função Publica, Vitória Diogo, efectuo aquele distrito para o lançamento, ultima Quintafeira, do ensino a distancia no Estado, os funcionários e agentes referiram, por exemplo, que os salários já são pagos a tempo, para alem de que já há uma politica de construção de casas para técnicos, e distribuição de talhões para os demais funcionários fixarem residências próprias. De acordo com eles, a descentralização de competências ao distrito minimizou a demora na tramitação de expediente com destaque para a emissão de cartões de Assistência Medica e Medicamentosa, de Trabalho, entre outros.

Os funcionários e agentes do Estado em Moamba congratularam-se ainda com a afectação de meios circulantes, nomeadamente motorizadas, para os coordenadores das Zonas de Influencia Pedagógica (ZIP’s). O mesmo grupo refere, por outro lado, que naquele distrito já há planos concretos de formação de funcionários, para alem de que o mesmo distrito tem disponível o Sistema de Administração Financeira do Estado (e-SISTAFE) entre outros programas que facilitam o recenseamento dos funcionários e a execução financeira.

Não obstante estas melhorias, os funcionários e agentes do Estado no distrito da Moamba queixam-se do deficiente abastecimento de água as suas residências, da morosidade na tramitação de processos de aposentação e fixação de pensões, do reduzido numero de bolsas de estudo para os funcionários afectos ao distrito, da falta de bancos comerciais na vila sede da Moamba, o que leva a deslocação dos funcionários a Ressano Garcia ou as cidades de Maputo e Matola, entre outros problemas.

O distrito da Moamba possui apenas um banco de Micro – crédito.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!