A Organização holandesa para a Cooperação Internacional no Ensino Superior disponibilizou aproximadamente 1.500 euros para capacitar formadores dos Institutos de Administração Publica e Autárquica (IFAPA’S).
Marta Langa, Directora do IFAPA de Maputo, disse esta semana, na capital moçambicana, que este projecto de assistência técnica tem a duração de três anos, a contar a partir do presente ano.
De acordo com ela, pretende- se com esta parceria produzir novos programas de formação e melhorar a integração do género na formação e integração dos graduados no mercado do trabalho, entre outras actividades.
Segundo Langa, o pano de fundo da cooperação entre os IFAPA’s e aquela organização holandesa é modernizar o ensino no sector público, através daquelas escolas do Governo, e estabelecer uma rede eficiente de “Internet” entre três IFAPAs e Centros de Capacitação em Administração Pública e Governação Local e Autárquica.
O projecto, de acordo com a fonte, vai implementar as várias formas de formação, entre elas o ensino à distância a ser implementado por uma empresa holandesa denominada “BMB Mott MacDonald”, em coordenação com o Instituto Sueco de Administração Pública (SIPU), e a Empresa de Consultoria “CBE” de Maputo e os IFAPA’s.
“Pretendemos ainda estabelecer laços de cooperação com os principais intervenientes do Sistema de Formação em Administração Pública – SIFAP e de outras entidades ligadas aos projectos de Reforma do Sector Público”, firmou Marta Langa.