Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Frelimo tira Simplício do poder em Quelimane

Simplício de Andrade, que desempenhava as funções do Primeiro Secretário da Frelimo, a nível da cidade de Quelimane, foi, semana passada, tirado do cargo, sob alegações de que vai ter um lugar no ministério da Ciência e Tecnologia, onde terá um gabinete no distrito de Mocuba.

 

Uma vez que a estratégia estava bem montada, Simplício não resistiu, aceitou o lugar, sabido que a instabilidade reina naquele partido, valeria a pena ir a uma instituição do estado.

Simplício deixa o Comité da Cidade Depois das eleições realizadas, mês passado, que levaram Lucas Junqueiro ao cargo de Primeiro Secretário da Frelimo na Zambézia.

Porque foi Simplício?

Esta é a questão que se coloca nas hostes de alguns camaradas que tinham simpatias com o Secretário da Cidade. Dizem eles que a forma como está a ser gerido o partido nos últimos tempos pode ter implicações no futuro.

Não se percebe o porquê de se procurar Simplício para o tal lugar no MCT, uma vez que existem outros quadros e ele estava no cargo de Secretário por causa da confiança dos membros que o elegeram.

Os membros que o elegeram, mais uma vez não foram consultados, situação idêntica a que aconteceu aquando da renúncia de Pio Matos do cargo de edil de Quelimane.

Estas acções resultam duma ingerência que vem sendo protagonizada por algumas figuras seniores que estão no partido, como forma de tirar os nomes mais sonantes do partido ao nível da Zambézia.

“Foi isso que aconteceu no comité provincial, assim está a acontecer no comité da cidade, precisamos de saber o que é que a Frelimo quer mesmo com Zambézia” – questionam os membros daquele partido.

Secretária Permanente assegura o Comité da Cidade

Uma vez que Simplício foi sacudido, de forma suave, do cargo de Secretário da Cidade, o seu lugar foi já ocupado interinamente pela Secretária Permanente Provincial, Claudina Mazalo.

Dados em poder do DZ dão conta de que até à realização das eleições marcadas para Junho próximo, Claudina Mazalo continuará a gerir o partido a nível da cidade de Quelimane.

Recorde-se que aquando da demissão de Ernesto Candrinho do cargo de Primeiro Secretário, o seu lugar foi ocupado interinamente por Verónica Macamo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!