Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

FRELIMO confiante em triunfo no pleito de outubro próximo

A delegado político distrital da Renamo em Lalaua, Álvaro Jamal, renunciou há dias as fileiras do seu partido, juntando-se à Frelimo. Esta posição foi assumida, igualmente, por Fernando Vanline, presidente da comissão local do Partido da Democracia e Desenvolvimento (PDD).

 

A Frelimo, através do respectivo primeiro secretario do Comité Distrital, Sansão Manhique, considera estes acontecimentos como um exemplo da fragilização da oposição numa altura em que se avizinha o pleito de 28 de Outubro.

 

Álvaro Jamal, conhecido por Almeida no círculo político, é considerado figura influente junto do eleitorado e a sua renúncia da Renamo e consequente filiação à Frelimo vai reforçar a acção politica do partido no poder, sobretudo na mobilização das populações para as actividades produtivas tendentes à minimizar os vestígios da pobreza naquela região, que não tem relação com a fome, mas com outros factores sociais, segundo Sansão Manhique.

 Quando ele se juntou à Frelimo, disse que o fez convicto de que se envolvera num partido organizado onde poderia prosseguir com as suas intenções políticas de educar as massas para fazer face aos desafios do desenvolvimento do país. E confessou que estava decepcionado com a organização interna e falta de perspectiva da Renamo em relação ao futuro- disse a nossa fonte, explicando as razões invocadas pelo ex-delegado da Renamo em Lalaua.

Em relação a Fernando Vanline, soubemos que a razão da renúncia ao partido liderado por Raúl Domingos prende-se com o total abandono a que o PDD e seus membros estiveram votados por parte da sua comissão politica provincial em Nampula desde a realização do último pleito para as presidenciais e legislativas em 2004 a esta parte.

Sansão Manhique garantiu que o reforço das fileiras do seu partido com as recentes entradas de figuras influentes naquele distrito não vai abrandar o ritmo com que a Frelimo vem desenvolvendo as suas acções preparatórias rumo às eleições gerais e multipartidárias aprazadas para 28 de Outubro próximo. Pelo contrário, a Frelimo está em constante preparação com vista a enfrentar, de forma sóbria, os desafios que tem pela frente, sobretudo a sensibilização das populações para o seu envolvimento em tarefas que possam conduzir à redução dos níveis da pobreza”- disse o político, para acrescentar que a Frelimo em Lalaua é um partido com muita popularidade no seio das populações, e, em particular, dos eleitores.

Segundo a fonte, cerca de 95 por cento das pessoas em idade eleitoral no distrito de Lalaua está filiada à Frelimo. Baseia as suas afirmações nos resultados das eleições gerais e multipartidárias de 2004, em que o seu partido venceu o pleito no círculo de Lalaua com pouco mais de seis mil votos a seu favor contra mil e quinhentos repartidos pelas restantes formações concorrentes, nomeadamente Renamo, Pimo e PDD.

O último arrolamento de membros inscritos na Frelimo, efectuado no inicio do ano em curso, visando as eleições internas para a escola dos candidatos a deputados da Assembleia da República, indica um total de 15.371 num distrito com cerca de 73 mil habitantes, maioritariamente com idades não superior a 16 ano.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!