Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Frelimo “bate” cabeça a procura de candidato até para enfrentar Manuel de Araújo do MDM

Nos últimos tempos tem sido apetecível viver na cidade de Quelimane, tudo por causa das eleições intercalares marcadas para 7 de Dezembro próximo nos municípios de Quelimane, Cuamba e Pemba, respectivamente.

Nestas autarquias todas, onde os respectivos edis renunciaram o mandato por vários motivos, alguns deles, se não todos, sem explicações agradáveis para os munícipes, a FRELIMO, partido no poder, que por sinal detinha o poder destas autarquias, ainda não anunciou os nomes dos candidatos para as eleições intercalares.

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), já anunciou, há duas semanas, os seus candidatos para estas autarquias e para o caso concreto de Quelimane, onde a FRELIMO tem vindo a bater cabeça até hoje a procura de candidato, o MDM já tem um nome e que pelos vistos já incomoda. Trata-se de Manuel de Araújo, académico e empresário na praça de Quelimane. Todos o conhecem incluindo a própria FRELIMO.

De lá para cá, o sono não aparece no seio da FRELIMO. Tudo está sendo feito para persuadir o jovem académico Manuel de Araújo, mas pelos vistos ele não deve ter vontade de recuar ao avaliar por aquilo que tem vindo a deixar nos órgãos de informação.

E agora o que a FRELIMO fará?

Neste momento a procura de candidato na FRELIMO não tem sido fácil. Avançam-se muito nomes mais o mais sonante é do Manuel de Morais, director da Universidade Pedagógica, delegação de Quelimane. A cidade fala de Morais, mas os mais amigos que conversam com ele, dizem que o próprio não aceita o desafio de ser candidato ao município de Quelimane.

Por várias vezes Morais fora contactado pela cúpula da FRELIMO, mas ao que sabemos, ele não deu luz verde. Fontes próximas daquele partido avançam que na última instância terá que ser o presidente do partido e da República, Armando Guebuza a impor ao Morais para aceitar o desafio. E se chegarmos a este nível, então….

E se não for Morais?

Muitos dizem que Morais ainda não aceitou a ser verdade então a novela ainda vai ter muitos capítulos, embora os membros da Frelimo estejam a minimizar alegando que a não apresentação de candidato faz parte da estratégia do partido já que o último dia que a lei dá para a apresentação da candidatura é 10 de Dezembro.

Mas para além de Manuel de Morais, fala-se também de Simplício de Andrade, o actual Secretário do Comité da Cidade. Aqui importa vincar que não é com grande som que este nome sai. Por outro lado, não se descarta a hipótese de se resgatar o empresário Lourenço Aboo Bacar, aquele que perdeu nas eleições internas em 2007 com Pio Matos.

Mas enquanto não há nomes na FRELIMO, então as especulações não param e tudo o que se sabe ‘e que o candidato Manuel de Araújo, do MDM, já é do conhecimento público e neste momento continua a trabalhar na base para se fazer conhecer muito mais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!