Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Fragilidade da polícia municipal aumenta surgimento de problema

O presidente da Assembleia Municipal da cidade de Nampula, Tiago Fumo, reconheceu, no último Sábado, que o pelouro da Polícia Municipal e Fiscalização denuncia graves fragilidades no exercício das suas funções, situação que se reflecte negativamente no cumprimento do código de postura pelos munícipes desta urbe.

Fumo disse que a situação em causa deriva, sobretudo, do défice do efectivo policial com que o município se confronta, facto que não permite pôr cobro algumas anomalias, entre as quais se destaca a proliferação de vendedores ambulantes nas principais ruas da cidade e defronte da Estação dos Caminhos de Ferro, o descarregamento de mercadoria de camiões de grande tonelagem em armazéns localizados no coração urbano, inobservância dos horários de fecho das barracas.

De acordo com o nosso entrevistado, estas situações, além de afectar a imagem da própria cidade, concorrem, sobremaneira, para o elevado índice de roubos que Nampula tem vindo a registar ultimamente. Contudo, Tiago Fumo assegurou que o seu órgão irá continuar a trabalhar com vista a cumprir o plano de actividades aprovado pela Assembleia Municipal, mercê do reforço de algumas comissões.

Abordado pela nossa reportagem, John Geraldo, assessor do pelouro da Polícia Camarária e Fiscalização no município de Nampula, discorda que as irregularidades mencionadas pelo Presidente da Assembleia estejam relacionadas com algumas debilidade da sua corporação. Como a nossa função não inclui o recurso à força, temos realizado muitas campanhas de sensibilização junto dos tais vendedores, junto dos tais vendedores, mas eles continuam relutantes e, por vezes, reagem agressivamente.

Anotou John. Em relação aos descarregamentos de cargas de camiões de grande porte, apenas a Shop Ride foi autorizada para o efeito, tendo utilizado a avenida 25 de Setembro e a rua 3 de Fevereiro para chegar ao local. John Geraldo acrescentou que, à semelhança dos anos anteriores, será criada uma força conjunta envolvendo a Polícia da República de Moçambique (PRM), Camáraria e FADM com vista a fortificar a patrulha neste município.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!