Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Terremotos no Irão matam 180 pessoas e ferem 1.300

Dois fortes terremotos atingiram o noroeste do Irão neste sábado, matando 180 pessoas e ferindo mais de 1.300, com equipes de resgate vasculhando freneticamente no meio dos escombros de dezenas de vilas.

Milhares deixaram suas casas e permanecem nas ruas após cerca de 20 tremores subsequentes atingirem a área.

Os números ainda podem aumentar, alertaram as autoridades iranianas, já que alguns dos feridos estão em estado grave e outros ainda estão presos sob os escombros e os resgates ainda não chegaram a algumas vilas.

Cerca de 60 aldeias tinham mais de 50 por cento de danos, disse a mídia iraniana.

O Irão está localizado em uma área com diversas falhas geográficas e já sofreu terremotos devastadores nos últimos anos, incluindo um de magnitude 6.6 em 2003 que atingiu a cidade histórica de Bam e matou mais de 25 mil pessoas.

O centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos indicou que o primeiro terremoto foi de magnitude 6.4, a 60 quilómetros da cidade de Tabriz e a 9,9 quilómetros de profundidade. O segundo terremoto foi de magnitude 6.3 a 49 quilómetros da mesma cidade em uma profundidade similar, e apenas 11 minutos após o primeiro.

O oficial da província, Khalil Sa’ie, disse que 180 morreram e cerca de 1.300 ficaram feridas, informou a agência de notícias semi-oficial Fars. O segundo terremoto ocorreu próximo a cidade de Varzaghan.

“O tremor foi tão intenso que as pessoas correram para as ruas em meio com medo”, disse a agência de notícias Fars.

Em torno de 210 pessoas em Varzaghan e Ahar foram resgatadas de escombros, informou a agência de notícias oficial IRNA.

Tabriz é uma importante cidade e centro comercial longe das regiões produtoras de petróleo do Irã e das instalações nucleares.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!