Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Forte pressão cambial aumenta depreciação

A divisa moçambicana, o Metical, registou, a 31 de Dezembro de 2009, um aumento de 3,7% de depreciação face ao Dólar norteamericano devido a uma forte pressão cambial, a nível doméstico, traduzida numa elevada procura de divisas no Mercado Cambial Interbancário (MCI).

A situação obrigou o Banco de Moçambique (BM) a aumentar vendas de divisas em mais 130 milhões de dólares norte-americanos que no ano anterior, 2008, para USD 798 milhões, durante todo o ano, “tendo em vista amortecer a pressão cambial que se registava e que poderia causar efeitos indesejados sobre o comportamento dos preços”, enfatiza o Conselho de Ministros no seu documento de balanço do Plano Económico e Social de 2009.

A medida do BM permitiu também a manutenção da confiança dos operadores do mercado e o funcionamento normal da economia moçambicana, de acordo igualmente com o Governo. A depreciação nominal anual do Metical face ao Dólar fechou o ano em apreço em 9,7%, contra 6% de 2008, após atingir o pico de 14,1%, em Setembro de 2009.

Competitividade externa O mesmo documento do Conselho de Ministros realça a seguir que a relativa depreciação da moeda nacional conjugada com ganhos obtidos pelo diferencial de preços entre a economia moçambicana e a dos seus principais parceiros permitiu, no fecho de 2009, obter uma depreciação real efectiva do Metical, até Novembro, “representando ganhos de competitividade externa, condição importante para estimular as unidades exportadoras do país, de modo a incrementarem a sua capacidade produtiva e vendas ao exterior”.

O Conselho de Ministros enfatiza, por outro lado, que em 2009 a taxa de inflação média foi “historicamente baixa, uma vez que a prevista era de 8%, fixando-se a um dígito”, situação que ficou a dever-se “às externalidades positivas da conjuntura de preços no mercado internacional”. A baixa taxa média da inflação também ficou a deverse à deflação que se verificou nos países parceiros comerciais de Moçambique.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!