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Formula 1: Vettel abandona no início, e Hamilton vence com facilidade em Abu Dhabi

Aquilo que parecia impossível aconteceu no GP de Abu Dhabi. Sebastian Vettel, bicampeão antecipado, recordista de poles numa temporada e há 19 corridas na zona de pontuação, teve problemas. Logo na primeira volta, o seu pneu traseiro direito furou e provocou um pião. Ele ainda arrastou-se até os boxes, mas os danos na suspensão eram irremediáveis. O azar do alemão da RBR deixou o caminho aberto para a terceira vitória de Lewis Hamilton na temporada 2011. O inglês da McLaren deu a volta por cima na Yas Marina após uma série de erros no campeonato e dedicou o triunfo à mãe Carmen Lockhart, que faz aniversário este fim de semana.

O primeiro revés de Vettel desde o GP da Coreia do Sul de 2010 também significa que o alemão não irá igualar o maior número de vitórias num ano, recorde de Michael Schumacher em 2004. Fernando Alonso, grande rival de Hamilton, chegou na segunda posição, mas não ofereceu ameaça à vitória do inglês na corrida. Jenson Button, também da McLaren, completou o pódio na terceira posição, mesmo após ter sofrido com problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) durante a primeira parte da corrida.

O brasileiro Felipe Massa resistiu pressão de Mark Webber no início, mas cometeu um erro nas últimas voltas e caiu para a quinta posição. O australiano da RBR acabou em quarto após um pit stop tardio. Na luta pelo vice-campeonato, Button chegou aos 255 pontos e viu sua vantagem para Alonso, cair para 10 pontos a uma corrida do fim da temporada.

Quarto colocado, Webber chegou aos 233 e tem poucas chances: precisa vencer em Interlagos e torcer muito contra os rivais. Hamilton, apesar do triunfo em Abu Dhabi, não tem mais chances matemáticas de alcançar a posição.

A corrida

A tarde em Abu Dhabi tinha tempo bastante abafado quando os pilotos foram autorizados a alinhar no grid. Na largada, Vettel manteve a liderança com facilidade, seguido por Hamilton, Button, Alonso, Webber e Massa. Só que, logo na terceira curva, o pneu traseiro direito do alemão furou e provocou o seu pião. Ele perdeu muito tempo se arrastando até os boxes. Só que a RBR percebeu um dano grave à suspensão e Vettel acabou tendo de abandonar pela primeira vez em 19 GPs.

Com isso, Hamilton assumiu a ponta com uma vantagem confortável, acima dos dois segundos, para Alonso, que ultrapassou Button e assumiu a segunda posição. O inglês da McLaren já sofria com problemas no Kers, que não funcionava no seu carro. Em quinto, Massa tentava começar a se aproximar de Webber, mas, os carros já estavam separados por um bom espaço na pista. Ainda com problemas no Kers, Button era pressionado por Webber na quarta volta. O australiano até conseguiu a ultrapassagem na primeira zona de uso da asa móvel (DRS), mas o inglês deu o troco em seguida, no segundo trecho, usando o mesmo artifício.

Hamilton mantinha a vantagem acima dos dois segundos sobre Alonso e não era pressionado nas primeiras posições. Webber voltou a pressionar Button na 15ª volta e a história da primeira disputa na corrida se repetiu. O australiano ultrapassou na primeira zona de uso do DRS e o inglês deu o troco em seguida. Na frente, Hamilton e Alonso faziam seus primeiros pit stops, sem ter a ordem na pista alterada, entretanto.

Na 18ª volta, Webber entrou nos boxes e teve problemas na troca da roda traseira direita. Ele perdeu bastante tempo e acabou caindo para a quinta posição, atrás de Massa, que tentava aproximar-se de Button. Os três passaram a andar juntos na pista algumas voltas depois. Massa iniciou um ataque a Button na 28ª, enquanto Webber estava a menos de um segundo do brasileiro e poderia usar a asa móvel. A disputa entre o australiano e o brasileiro, além da presença de alguns retardatários permitiram que o inglês abrisse uma boa vantagem.

Na 30ª, Massa saiu de traseira, foi superado por Webber com o DRS, mas deu o troco na sequência. Pastor Maldonado, da Williams, que atrapalhou alguns pilotos mais rápidos ao ignorar a bandeira azul, foi punido com um drive through. Ele acabou voltando à pista na frente da disputa entre Massa e Webber. O venezuelano acabou colocando-se entre os dois pilotos novamente e fez o australiano perder um bom tempo. Os comissários anunciaram mais uma investigação.

Na 36ª volta, Webber fez sua segunda parada, mas colocou mais uma vez os macios, o que significava uma mudança de estratégia. O australiano precisaria parar mais uma vez para colocar os pneus médios. Button entrou nos boxes na volta seguinte e manteve a tática de duas paragens. Os dois voltaram juntos à pista, com o inglês da McLaren na frente. Webber pressionou muito Button e ultrapassou o inglês, que não ofereceu resistência, na 42ª.

Uma volta antes, Hamilton fez seu último pit stop e deixou a pista livre para Alonso. O espanhol teria algumas voltas para tentar reduzir a vantagem do inglês e voltar à frente. Ele entrou na 43ª, mas acabou atrapalhado por uma Hispania e voltou à pista bem atrás do rival da McLaren. Com mais uma paragem por fazer, Webber cravava volta mais rápida atrás de volta mais rápida.

Massa, enquanto isso, tinha problemas: primeiro teve um pedaço da asa de Maldonado presa em seu carro na 45ª passagem. Na 49ª, o brasileiro rodou e perdeu muito tempo, tendo suas chances de chegar na quarta posição praticamente sepultadas na corrida. Webber entrou nos boxes na última volta e, como era esperado, voltou à frente de Massa.

Hamilton, enquanto isso, apenas administrava a liderança. O inglês não teve problemas para cruzar a linha de chegada pela 55ª vez na corrida mais de oito segundos à frente de Alonso, o segundo colocado. Button foi o terceiro, com um atraso de 25s8.

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