Rebeldes e moradores de Zawiya, no oeste da Líbia, disseram, esta quarta-feira, que as forças leais ao ditador Muamar Kadafi estão a cercar os opositores na praça principal da estratégica cidade, a 50 quilómetros da capital, Trípoli. Segundo testemunhas, os tanques aproximam-se ao local onde os rebeldes se concentram.
Os atiradores estariam a disparar contra qualquer alvo em movimento e os corpos de vítimas de bombardeios dos dias anteriores ainda estariam nas ruas. Palco de intensos confrontos nos últimos dias, a cidade de 290 mil habitantes estava vazia, esta quarta-feira, com quase ninguém a circular no seu centro.
“Podemos ver tanques. Eles estão em todo o lugar” disse ao telefone à agência de notícias Reuters um popular identificado apenas como Ibrahim que estava em Zawiya. De acordo com ele, os manifestantes populares ainda controlam a praça central da cidade, mas as forças de Kadafi estavam a aproximar-se. Ibrahim disse ainda que metade de Zawiya foi atingida por bombardeios.
Segundo uma fonte da Reuters, os confrontos teriam forçado o fecho de uma das maiores refinarias da Líbia, que fica perto da cidade. “Ninguém pode sair de casa porque há atiradores por todo o lado” disse um morador, ao telefone.