Veículos blindados patrulhavam a capital do Barein, Manama, esta Terça-feira, numa operação de segurança para conter os manifestantes depois dos confrontos, durante a noite, nos arredores da cidade, no primeiro aniversário dum levante pró-democracia que foi reprimido.
Jovens lançaram bombas de cocktail molotov contra carros da polícia nos confrontos ocorridos antes do alvorecer, levando as autoridades a reforçar o policiamento nos vilarejos xiitas ao redor de Manama, com o apoio de helicópteros.
A polícia disparou gás lacrimogéneo contra duas dezenas de manifestantes perto da ex-rotatória Pearl, ponto focal dos protestos do ano passado, quase atingindo várias pessoas.
“Eles dispararam directamente contra nós, eles nem atiraram para o ar”, disse um manifestante.
Outros grupos que apareceram mais tarde também foram dispersos com gás lacrimogéneo e cerca de 30 pessoas no total foram detidas.
O reaparecimento dos blindados pela primeira vez desde a suspensão da lei marcial em Junho aumentou a preocupação da monarquia muçulmana sunita com relação a uma nova explosão de insurreição civil da maioria xiita do Barein.