As forças de segurança iraquianas encontraram 53 cadáveres com vendas nos olhos e com as mãos presas, numa cidade ao sul de Bagdad, esta quarta-feira (9), disseram as autoridades locais.
Eles disseram que os corpos haviam sido deixados na vila de Khamissiya, de maioria xiita, cerca de 25 quilómetros ao sudeste da cidade de Hilla, que fica próxima à rodovia que vai da capital às províncias do sul do país.
O chefe do conselho provinciano, a polícia local e o gabinete do governador confirmaram a descoberta dos corpos, mas não tinha informações imediatas sobre a identidade dos mortos, que aparentemente foram executados.
Os combatentes islâmicos sunitas tomaram o controle de grandes partes do norte e do oeste do Iraque no mês passado, avançando em dirceção a Bagdad num episódio que representa o maior desafio ao governo liderado por xiitas do primeiro-ministro Nuri al-Maliki desde a retirada de forças dos EUA em 2011.
Um combate voraz entre os insurgentes e o exército, apoiado por milícias xiitas, tem aumentado temores de um retorno da sangrenta violência sectária que abalou o Iraque em 2006 e 2007.