Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Forças de Khadafi recomeçaram a bombardear Misurata

Forças de Khadafi recomeçaram a bombardear Misurata

A cidade líbia de Misurata está a ser alvo de fortes bombardeamentos por parte das tropas fiéis a Muammar Khadafi. Um porta-voz das forças da oposição disse que os combatentes estavam a abandonar o local e que a retirada lealista, anunciada no sábado, não passou de “um truque”.

“Misurata está livre, os rebeldes ganharam. As tropas de Khadafi estão em fuga”, chegou a anunciar o general Gemal Salem. Porém, este domingo, a “situação é muito grave”, disse o porta voz, Abdelsalam, à Reuter via telefone. “As brigadas de Khadafi deram início a bombardeamentos indiscriminados ao início da manhã e a operação ainda prossegue. Estão a atingir o centro da cidade e três outras zonas residenciais”, disse Abdelsalam explicando que não tinha ainda dados sobre baixas, militares e civis – na sexta-feira os combates nas ruas mataram 28 pessoas.

Os combates nesta cidade costeira decorrem há dois meses e já mataram centenas de civis. O porta-voz da oposição – cuja sede política está instalada na cidade de Bangasi – explicou que os aviões da NATO, que há um mês estão a bombardear as forças lealistas com o objectivo de destruir o arsenal bélico de Khadafi, têm sobrevoado Misurata mas sem que ocorram bombardeamentos.

Em Tripoli, o vice-ministro da Defesa, Khaled Kaim, explicou que em momento algum as tropas abandonaram Misurata, a terceira maior cidade do país e um porto estratégico num país produtor de petróleo. Fizeram, sim, uma pausa para “dar uma oportunidade” às negociações, disse. Tripoli anunciara que retirava de Misurata e deixava aos líderes das tribos a negociação da segurança na cidade. Agora Khaled Kaim veio especificar que espera que sejam também as tribos a combater as forças da oposição, caso estas não se rendam.

Ouvido pela estação de televisão Al-Jazira, um porta-voz dos rebeldes em Bengasi disse que Khadafi está a fazer “um jogo sujo” pois nunca deixaria de lutar por esta cidade. “Sabe o que significaria isso? Significaria que Tripoli também cairia, assim como outras zonas”. As tropas lealistas tomaram fizeram ontem mais algumas progressões no terreno e conquistaram Yafran, nas montanhas do interior do país.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!