Nove pessoas perderam a vida nos últimos dois anos, em consequência da fome aguda que tem vindo a afectar grande parte de famílias residentes no Posto Administrativo de Muatua, distrito de Mogovolas, província de Nampula.
A situação deveu-se à irregularidade das chuvas, que comprometeu, de certa forma, o processo de sementeira nas campanhas agrícolas dos últimos anos. Alberto Namahala, administrador de Mogovolas, confirmou ao Wamphula Fax que, em resultado da situação, muitas famílias enfrentam grandes carências alimentares devido à fraca produção agrícola registada naquela região, obrigando-as a sobreviver de meios alternativos, sobretudo de frutos silvestres.
Para minimizar a situação, a fonte disse que o governo local distribuiu uma quantidade de ramas de batata doce, incluindo sementes de hortícolas para a segunda época deste ano. Aquele governante revelou, ainda, que além da distribuição de hastes de mandioqueira, o seu executivo continua a incentivar os produtores para produzirem durante todo o ano.
Por outro lado, o administrador de Mogovolas referiu a ponte que dá acesso ao Posto Administrativo de Calipo que se encontra destruída irá, dentro em breve, beneficiar de obras de reabilitação.