Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Fome atormenta 55 distritos em Moçambique

Um total de 55 distritos dos 128 existentes em Moçambique, maioritariamente da zona sul, estão a atravessar um grande défice alimentar em consequência da fraca produção e produtividade na presente campanha agrícola (2009-2010). O facto foi revelado sexta-feira, em Lichinga, na província nortenha de Niassa, pelo ministro da Agricultura, Soares Nhaca, no encerramento da IV Reunião Técnica Nacional dos Serviços Agrários.

Segundo o ministro, os 55 distritos com défice alimentar estão localizados nas regiões centro e sul do país, sendo a última a que mais se recente dos efeitos nefastos da falta de chuva que destruiu a maior parte das culturas da primeira época. O titular da pasta da agricultura, e’ citado pelo diário “Mediafax” como tendo dito que a excepção dos 55 distritos que se debatem com um fome severa, outros 59 produziram o suficiente para se abastecerem e para a venda (excedentes). Os restantes 14 estão numa situação que, segundo o ministro, se pode considerar estável, ou seja, dispõem de alimentos suficientes enquanto aguardam sinais positivos da segunda época.

Lançada em Maio último, a segunda época encontra-se actualmente na fase da germinação. Em termos de produção nacional, Nhaca disse que o milho figura na dianteira com mais de dois milhões de toneladas, seguido de mapira com 388 mil e feijões com 263 mil, o amendoim, com 157 mil e a mexoeira com 48 mil.

Do ponto de vista de maior produção global, as estatísticas do Ministério da Agricultura indicam que as províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado assumem a dianteira, seguidos por Zambézia, Tete e Manica.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!