O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta segunda-feira que voltou a obter lucros no exercício 2008-2009 (encerrado no final de abril), avaliados em 126 milhões de dólares, apesar da previsão de perdas. No exercício 2007-2008, o Fundo havia perdido 89 milhões de dólares, pela terceira vez consecutiva com déficit.
Há um ano, o FMI projetava perdas de 292 milhões de dólares para o período 2008-2009. O lucro obtido “provém essencialmente da carteira de investimentos do Fundo, composta sobretudo por papeis de renda fixa, e o crescimento de suas atividades de empréstimos, o que reflete um aumento da demanda de financiamento por parte dos países membros, à luz da conjuntura econômica mundial”, informou o FMI em un comunicado.
Desde sua criação, em 1944, o Fundo obtém o essencial de seus lucros dos empréstimos que concede aos países membros em dificuldades. Durante os anos de forte crescimento mundial, estes empréstimos vêm sendo pouco atraentes, mas voltaram a ser procurados com a crise e a falta de outras fontes de financiamento.