Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

FMI suspende juros de países pobres e aumenta empréstimos

O Fundo Monetário Internacional anunciou esta quarta-feira a suspensão do pagamento dos juros devidos pelos países pobres até o fim de 2011, além de um “aumento sem precedente” de empréstimos, que podem chegar a 17 bilhões de dólares daqui a 2014.

Deste total de créditos, 8 bilhões de dólares devem ser liberados nos dois próximos anos. “É uma expansão sem precedente do apoio do FMI aos países mais pobres, na África Subsaariana e no mundo inteiro”, declarou o diretor do FMI, Dominique Strauss-Kahn. Lembrando que os grandes países ricos e emergentes do G20 “pediram ajuda do FMI para responder à crise econômica mundial que também atingiu duramente os países de baixa renda”, falou em uma série de medidas históricas.

Os recursos mobilizados virão principalmente da venda do ouro do FMI. O Fundo, entre os maiores donos no mundo do metal precioso, havia decidido na primavera de 2008 ceder 403,3 toneladas, ou seja um oitavo do que tem. Outros recursos serão obtidos através de acordos bilaterais de empréstimos com os Estados membros que desejam contribuir para as finanças do FMI.

O Fundo também anunciou uma revisão de suas modalidades de empréstimos aos países pobres, com a criação de um novo leque de instrumentos financeiros adaptados ás necessidades diversas dos países de baixa renda e até para ajudá-los a superar os desafios da crise.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!