Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Florestas comunitárias renovam plantio de árvores

Na província de Nampula, foram já criadas mais de 600 florestas comunitárias , que consistem essencialmente no plantio de novas árvores, algumas das quais de grande valor económico, como são os casos da umbila e chanfuta, com o envolvimento directo dos líderes comunitários, no quadro da implementação da orientação do Presidente da República, Armando Guebuza.

Fonte da direcção provincial da Acção Ambiental em Nampula, disse falando a jornalistas depois de terem visitado recentemente uma das florestas na zona do Mucujua, no distrito de Monapo, que o número destas florestas criadas até agora, reflecte a um bom trabalho que a sua instituição tem vindo a fazer em coordenação com os serviços distritais das actividades económicas e régulos desde que o programa foi lançado.

O trabalho de criação destas florestas é satisfatório. Todos os líderes comunitários existentes em todos os distritos já criaram suas florestas.

O que estamos a fazer neste momento como direcção da Acção Ambiental é um acompanhamento e monitoria do processo no terreno, salientou a fonte.

Por seu turno, o chefe do posto administrativo de Mucujua, Alexandre Pacela, que possui neste momento um total de 25 líderes comunitários, mostrouse igualmente satisfeito com o facto de todos esses líderes possuírem suas florestas naquela zona, contando com a colaboração das suas comunidades residentes.

É um programa interessante no que diz respei to especif icamente à reposição das árvores que algumas zonas são abat idas de forma desordenada pelos madei rei ros furtivos. Com a criação destas florestas já há controlo desses desmandos, anotou.

O governador da província de Nampula, Felismino Tocoli, tem estado a apelar, durante as visitas que realiza aos distritos, aos líderes comunitários sobre a necessidade e importância de criarem as florestas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts