Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

FIRlimo e Polícia ao serviço da Frelimo durante as eleições

11/26/2013 15:41 by @Verdade jornal Na sexta-feira passada (22), a Polícia da República de Moçambique em Gúruè, na província da Zambézia voltou a recorrer, desnecessariamente, à força, e matou a tiro dois adolescentes, dos quais um rapaz de 15 anos de idade e uma menina de 17 anos, que acompanhavam um grupo de cidadãos que contestavam a vitória supostamente fabricada do candidato da Frelimo, Janguir Ussene, nas eleições da última quarta-feira (20).

É naquela autarquia, onde a população já havia prometido não votar na Frelimo, assim como em Mocuba, após o término da contagem de votos o MDM e os seus candidatos constam como vencedores e os munícipes estavam atentos a esses resultados ao mesmo tempo que já contavam vitória a favor do partido de Daviz Simango.

11/22/2013 17:59 0200 by @Verdade jornal

Os Membro das Mesas de Votos foram obrigados pela polícia, que disparou mais de vinte tiros reais, a saírem do recinto do STAE no bairro de Bagamoio.

11/22/2013 18:04 by @Verdade jornal

O tom das celebrações da vitória de Manuel de Araújo e do MDM, em Quelimane, terão de baixar. O porta-voz da Polícia da República de Moçambique, na Zambézia, Ernesto Serrote, informou que “a polícia não vai tolerar qualquer manifestação” de simpatizantes do partido de Daviz Simango e do candidato reeleito.

11/22/2013 17:57 by @Verdade jornal

Temos informação que a polícia acabou de chegar ao STAE, que funcional na Associação das Mulheres Viúvas no bairro do Bagamoyo, no município de Maputo, e está a tentar dispersar os Membro das Mesas de Votos com tiros de balas reais. 11/22/2013 13:58 @Verdade jornal Na vila municipal de Marromeu, cinco membros do MDM estão detidos no Comando Distrital local por contestarem os resultados que dão vitória à Frelimo e seu candidato nas eleições da quarta-feira passada.

11/22/2013 13:56 @Verdade jornal

Na vila municipal de Marromeu, cinco cidadãos foram evacuados para o hospital devido à intoxicação em consequência do lançamento do gás lacrimogéneo pela Polícia na manhã desta sexta-feira numa manifestação de contestação dos resultados parciais que dão vitória à Frelimo. Das vítimas fazem parte uma crianças e cegos. Este foram intoxicados quando pediam esmola localmente. 11/22/2013 13:34 @Verdade jornal Na vila municipal de Gorongosa, um cidadão foi detido pela Polícia na manhã desta sexta-feira numa manifestação de contestação dos resultados parciais que dão vitória à Frelimo.

11/22/2013 13:45 @Verdade jornal

Em Marromeu, na província de Sofala, a vida está parada desde a manhã desta sexta-feira. Pese embora sem causar vítima, a FIR disparou balas verdadeiras quando dispersava os citadinos que manifestavam contra os possíveis resultados que dão derrota ao candidato do MDM naquela urbe. O pânico é generalizado, segundo os citadinos daquela cidade, devido aos disparos da FIR. Pouca gente se faz à rua devido ao medo de ser atingido por balas.

11/22/2013 13:44 @Verdade jornal

Segundo o jornal Diário da Zambézia a FIR baleou na manhã desta sexta-feira, mortalmente um cidadão na cidade de Mocuba, por sinal membro do MDM que manifestavam contra os possíveis resultados que dao derrota ao candidato do MDM naquela cidade.

11/21/2013 22:22 @Verdade jornal

No início da tarde desta quinta-feira (21) a polícia disparou tiros reais para o ar e gás lacrimogéneo para dispersar simpatizantes do MDM no município do Gurúè. O rastilho para este incidente teve início cerca das 14 horas, quando o partido Frelimo e o candidato Jahanguir Hussene começaram a comemorar a victoria, desfilando ruas do município. Nessa altura os simpatizantes do MDM estavam nas instalações do STAE onde exigiam a recontagem dos votos sob pena de vandalizarem o local.

Uma hora mais tarde quando a caravana do partido Frelimo passou pelo local, onde entretanto havia chegado a Polícia, os simpatizantes do MDM barraram a passagem da caravana o que gerou confrontos. A polícia entreviu e acabou com os confrontos. Três cidadãos ficaram feridos, dois levaram tiro na perna e o outro foi ferido por uma bala de raspão na cabeça. Dois agentes da polícia também ficaram feridos.

11/21/2013 20:32 @Verdade jornal

YOUTUBE.COM Agentes da FIR a dispararem contra simpatizantes do MDM que faziam uma marcha comemorativa da vitória de Manuel de Araújo, nesta quinta-feira (21) no município de Quelimane. O edil reeleito estava na marcha festiva e ao seu lado estava o jovem músico Toni de Azevedo que foi assassinado com uma bala na cabeça, disparada por um agente da FIR.

11/21/2013 19:29 @Verdade jornal

Temos ainda o relato do Abel Salimo que foi atingido de raspão por um tiro na região do estômago quando tentava proteger-se das investidas dos agentes da FIR que dispararam indiscriminadamente sobre um grupo de simpatizantes indefesos do MDM, que apenas celebravam a vitória do seu candidato.

11/21/2013 19:33 @Verdade jornal

Toni de Azevedo é o nome do jovem que esta tarde foi baleado mortalmente pelas FIR no bairro do Chirangano, no município de Quelimane. Entretanto esta manhã, cerca das 9 horas, no Bairro de Inhangome um menor de oito anos, identifi cado pelo nome de Jaimito Lucas, perdeu a vida na sequência de disparos também de agentes das FIR. Nesse incidente vários outros munícipes ficaram feridos e estão a receber tratamento no Hospital Provincial de Quelimane. Sobem assim para cinco as vítimas mortais da FIR nas últimas 24 horas em Quelimane.

11/21/2013 19:05 @Verdade jornal

Segundo o jornal CanalMoz a Força de Intervenção Rápida (FIR) assassinou na tarde desta quinta-feira (21) um cidadão que estava na “caravana da vitória” de Manuel de Araújo e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM). Tudo aconteceu quando a longa caravana que está a fazer uma passeata em Quelimane a saudar a vitória de Manuel de Araújo passou pela frente da casa do Governador da Zambézia, que é membro da Frelimo. A FIR que está de guarda na residência do Governador simplesmente abriu fogo contra a caravana e assassinou um cidadão com um tiro na cabeça.

11/23/2013 23:12 @Verdade jornal

A Polícia da República de Moçambique em Angoche alvejou a tiro um cidadão identifi cado pelo nome de Essumaila Assane Babar, neste momento internado no Hospital Rural de Angoche, desde a noite desta quarta-feira (20), dia da votação. Alguns membros da Frelimo e os órgãos de comunicação controlados pelo Governo propalam que a votação decorreu de forma ordeira, segundo os citadinos de Angoche, para quem isso não passa de uma mentira porque houve vários casos de tortura, detenções e disparos.

11/21/2013 16:16 @Verdade jornal

Em Milange, a Polícia da República de Moçambique (PRM), que segundo os cidadãos repórteres devia passar a chamar-se Polícia do Partido Frelimo (PPF), recorreu, nesta quarta-feira (20), à violência para impedir os eleitores de permanecerem nas proximidades dos postos onde foram exercer o seu dever cívico, para controlar, também, a contagem de votos. Durante 15 a 20 minutos houve disparos para o ar, os quais deixaram muita gente em pânico. O pavor continuam. Os residentes dos prédios esconderam-se devido ao medo de serem atingidos por balas perdidas. Aliás, um jovem foi atingido no braço direito. Presume-se que tenha sido ferido por uma bala perdida.

11/23/2013 23:13 @Verdade jornal

Numa altura em que se vai conhecendo os resultados parciais destas eleições em vários municípios chega-nos a confirmação da morte de três munícipes de Quelimane, assassinados pelas Forças de Intervenção Rápida. Duas das vítimas eram jovens e a terceira vítima é uma criança. Verificamos ainda a existência de 18 munícipes feridos no Hospital Provincial de Quelimane.

Nesta altura importa recordar que ainda antes do início da campanha a chefe da brigada central do Partido Frelimo a estas eleições na Zambézia, que também é Presidente da Assembleia da República e membro da Comissão Política do Partido Frelimo, Verónica Macamo, afirmou que o partido Frelimo tinha de vencer “nem que para isso seja preciso correr sangue”. O sangue já está a correr!

11/20/2013 21:05 @Verdade jornal

No município de Mocuba, na assembleia de voto na Escola Secundaria de Mocuba, a Polícia e agentes da FIR lançaram gás lacrimogéneo e dispararam para o ar depois do encerramento das mesas para dispersar a população que estava na entrada do local para vigiar a contagem dos votos. A polícia disparou para abrir caminho a uma carrinha de caixa aberta carregada de caixas cobertas por lona, que se desconfiam ser urnas com votos à favor do partido Frelimo. Houve muita tensão mas a carrinha acabou por entrar.

11/20/2013 19:51 @Verdade jornal

Eleitores que ficaram a proteger os seus votos na ESG Mondlane, no município de Quelimane estão a ser violentamente retirados do recinto da escola por agentes polícia e da FIR. Além de estarem “chamboquear” os cidadãos, mulheres incluídas, foram disparados tiros para o ar. O ambiente é de tensão porque também estão a ser retirados do posto, onde decorre a contagem, os delegados de candidatura do MDM.

11/20/2013 23:20 @Verdade jornal

Vítimas da FIR na Escola 17 de Setembro, no município de Quelimane, onde com outros eleitores vigiavam a contagem do votos.

11/20/2013 23:48 @Verdade jornal

Depois da retirada das urnas, há cerca de 4 horas, antes da contagem, na EPC de Icídua, no município de Quelimane, por alegada falta de segurança dos membros das mesas, devido a afluência de eleitores para o local há pouco tempo a polícia trouxe de volta as urnas e os membros do posto para que a contagem tenha início.

11/20/2013 23:18 by @Verdade jornal

#autarquicas2013, vítimas da violência da FIR em Quelimane. Uma criança de cinco meses ficou afectada pelo gás lacrimogéneo. Foi um dia de azar para uma criança de cinco meses que passeava com pai por causa do calor que se regista em Quelimane. A criança aguarda assistência médica no Hospital Provincial de Quelimane com mais seis adultos que sentiram na pele o bastão da FIR.

11/20/2013 19:04 @Verdade jornal

Em Icíduia eleitores que após votarem permaneceram nas cercanias do posto de votação viram urnas cheias de votos a chegarem e manifestaram- se. Agentes da FIR dispararam pelo menos cinco tiros para o ar.

11/20/2013 20:18 @Verdade jornal

Autarquicas2013 Angoche gas FLICKR.COM Polícia dispara gás lacrimogéneo contra eleitores que vigiavam os seus votos na EPC de Farlahi no município de Angoche. 11/20/2013 20:08 @Verdade jornal Polícia dispara gás lacrimogéneo contra eleitores que vigiavam os seus votos na EPC de Farlahi no município de Angoche.

11/20/2013 20:35 @Verdade jornal

No município de Catandica, na província de Manica, agentes da PRM detiveram um membro do MDM numa das assembleias de voto. .Nos municípios de Nhamatanda e Gorongosa, foram detidos 12 delegados de candidaturas do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), dos quais sete em Gorongosa, cinco em Nhamatanda e nenhum em Marromeu. O delegado político provincial da MDM, Luis Inácio, disse que as detenções aconteceram porque os membros do seu partido estavam a exigir transparência na contagem de votos. Enquanto isso, os delegados políticos suplentes foram escorraçados das assembleias de voto pelos agentes da PRM.

11/20/2013 21:01 @Verdade jornal

Na Escola Secundária do Chókwe o efectivo policial foi reforçado, com 15 agentes, que chegaram e detiveram os delegados de mesa do MDM que estavam a assistir a contagem dos votos. A contagem prossegue apenas com a presença dos membros do STAE e delegados de mesa do partido Frelimo. O 1º secretário do partido Frelimo e o deputado Danilo Ragú estavam no local com os agentes da polícia.

11/20/2013 16:27 @Verdade jornal

Nas mesas 09009803, 69009802 e 09009801, no Bairro de Chimundo, o chefe do policimento comunitário, Armando Macuácua parou com algemas na porta de entrada à sala de votação e agitou a população. Por volta de 10 horas houve confusão no local, mas a situação já está regularizada. 11/20/2013 16:25 @Verdade jornal O jornalista do CIP/ AWEPA em Chibuto diz que esta tarde houve mais três detenções de delegados de candidatura do MDM.

11/20/2013 16:24 @Verdade jornal

Segundo o CIP/ AWEPA, na mesa 9009702, Bairro Samora Machel, município de Chibuto, dois delegados de candidatura do MDM foram detidos esta manhã pela Polícia, acusados de ser portadores de credenciais doutras pessoas. Segundo o jornalista do CIP/ AWEPA, em Chibuto, os detidos são Blatazar Fernando Wate e João Abel Cossa. Não foi possível ouvir a versão destes porque já recolheram às celas.

11/20/2013 13:44 @Verdade jornal

A Polícia da república de Moçambique está ao serviço do partido Frelimo no município de Angoche. Um delegado de mesa, do partido ASSEMONA, surpreendeu um eleitor a introduzir trinta boletins de votos preenchidos à favor do partido Frelimo, e do seu candidato, numa urna na EPC Ingúri. Feita a denúncia a polícia levou o cidadão que cometia a fraude e o denunciador para a esquadra onde o Comandante mandou sair rapidamente quem cometia a fraude mas reteve o membro da mesa. Graças a intervenção de outros observadores independentes o membro da mesa foi restituído a liberdade.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!