Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

FIPAG lança campanha contra fugas de água

????????????????????????????????????

O Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) – Região Metropolitana de Maputo lançou, sábado, 10 de Julho, na província de Maputo, uma campanha denominada “Fuga Zero” e que tem por objectivo a identificação, registo e reporte de fugas pelas equipas de reparação, na área operacional que compreende a Matola e Matola-Rio e a respectiva reparação de cerca 300 fugas.

Trata-se de uma campanha com o slogan “Meu bairro livre de fugas”, inserida no Programa Acelerado e Integrado de Redução de Perdas (PAIRP), no seu segundo pilar, que visa a redução de perdas físicas de água em 33 por cento, durante a vigência do Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2020-2024.

O director de Distribuição em Baixa, João Francisco, explicou que a operação abarca as áreas do comité fase 1, nos bairros com maior incidência de fugas, nomeadamente, Matola A, Matola C, Fomento, Infulene A, Machava Sede, T3, Patrice Lumumba, Tchumene e a segunda fase que vai compreender a cidade de Maputo, nos bairros de Maxaquene A e B, Polana Caniço, Costa de Sol, Inhagoia, Luís Cabral e Xipamanine.

“O nosso objectivo é ver os bairros secos. O que queremos transmitir aos clientes é que estamos preocupados com este assunto. Em termos de resultados esperados, pretendemos reparar cerca de 300 fugas e, em termos de ganhos, esperamos reverter cerca de 5 mil metros cúbicos de água, neste exercício”, referiu João Francisco.

Num outro desenvolvimento, João Francisco justificou que a escolha da área operacional da Matola, para o arranque da campanha “Fuga Zero” tem a ver com o crescimento nos últimos anos dos bairros em expansão e com a entrada em funcionamento dos Centros Distribuidores de Boane, Matola-Rio e Tsalala, traduzindo-se, deste modo, em maior índice de água não facturada com perdas físicas.

“Estamos a trabalhar na substituição da rede e requalificação dos ramais que começam a mostrar problemas de qualidade nesta fase, porque estão localizados nas zonas periurbanas devido à erosão e transitabilidade das viaturas que danificam a rede de distribuição de água. Esperamos que, com o final deste trabalho, a imagem do bairro e da instituição seja melhorada”, concluiu João Francisco.

Importa referir que a campanha “Fuga Zero” decorrerá durante os finais de semana e será implementada por técnicos do FIPAG-Região Metropolitana de Maputo e as estruturas dos bairros que servirão de guias na identificação das fugas.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Uma resposta

  1. Que boa empresa detentora das nossas vidas …
    Sem fipag em Moçambique não há vida.
    E sobre fugas, seria igual a cada passo que marcámos, o que quer dizer, pequena humidade que estiver ao nosso alcance devemos nos lembrar da fipag e que sem ela não há vida. E os da fipag fiquem cientes de que a distribuição da água deve ter regras.
    Tenho um caso mal parado.
    “Fipag de Pemba autorizou ligar água num espaço da minha pertença e que me impede a progresão da minha vida social, desde Março que espero boa arte e segurança de obra sobre correcção do mau trabalho e aprovado pela fipag ” escavação e canalização de água ao meu vizinho passando no canto interior da minha propridade”.
    Província de Cabo Delgado, cidade de Pemba, bairro de expansão arredores da Direcção de Recursos Minerais e Energia – actual SPI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!