O Governo de Moçambique, através dos Ministério da Educação e Cultura (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT), está a fazer uma consulta nacional sobre governação e financiamento integrado do ensino superior, bem como da ciência e tecnologia no país.
Nesse contexto, os dois ministérios organizam, a partir de quarta-feira, em Maputo, um workshop sobre a matéria. Segundo um comunicado do MEC recebido hoje, pela AIM, o objectivo do encontro é reflectir sobre os progressos alcançados na implementação das reformas do ensino superior e do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação.
Por outro lado, o encontro tem em vista identificar mecanismos para uma melhor governação e coordenação do sistema de ensino superior e da ciência e tecnologia. O workshop surge na premissa de que há necessidade de formular e implementar uma visão integrada das actividades do ensino superior e da ciência e tecnologia.
O referido encontro contará com a participação de individualidades diversas, membros do Governo, reitores das universidades públicas e privadas, académicos, cientistas, investigadores, representantes das instituições de pesquisa ao nível nacional e internacional, bem como parceiros do executivo de Armando Guebuza.