O Conselho Distrital da Juventude da Cidade de Nampula, província com o mesmo nome, Norte de Moçambique, diz que financiou, no ano passado, 20 projectos de geração de rendimentos, avaliados em mais de um milhão de meticais no âmbito do programa Pro-Jovem.
Os mesmos referem-se às áreas de mercearia, criação de frangos, venda de peixe fresco, agricultura e prestação de serviços.
Ao todo eram 23 projectos, mas no momento da assinatura dos contratos três beneficiários não se fizeram presente. Os fundos entregues aos mutuários variam de 20 a 50 mil meticais.
O presidente do Conselho Distrital da Juventude da Cidade de Nampula, Titos de Jesus, disse que os jovens que não receber os cheques em 2012 deverão fazê-lo no dia 23 de Fevereiro em curso. Os seus projectos são avaliados em 50 mil meticais cada e estão orientados para a venda do carvão vegetal.
Este ano, de acordo com De Jesus, o Pro-Jovem vai contemplar os jovens do Posto Administrativo de Natikiri. Enquanto isso, em Março próximo alguns jovens serão capacitados alguns em matéria de elaboração de projectos de geração de renda.