Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Finalizada construção da Espinha Dorsal de Telecomunicações

A empresa Telecomunicações de Moçambique (TDM) concluiu a implementação do projecto de construção da Espinha Dorsal da Rede Nacional de Transmissão (Backbone), com a inauguração, hoje, da ligação da fibra óptica na cidade de Lichinga, na província nortenha do Niassa.

Com esta inauguração, a cidade de Lichinga fica ligada às restantes capitais provinciais do país, assim como passa a finalizada construção da Espinha Dorsal de Telecomunicações ter acesso a serviços de comunicação mais eficiente.

A Espinha Dorsal da Rede Nacional de Transmissão constitui um dos maiores e mais importantes empreendimentos de telecomunicações do país, cujo objectivo final é ligar todas as capitais provinciais através da fibra optica, rumo à integração de Moçambique na sociedade de informação.

De acordo com informações da TDM, as ligações em fibra óptica, ao nível de todo o país, quer por via ubmarina, quer terrestre, custaram cerca de 58,2 milhões de Euros, equivalente a 2,2 biliões de Meticais.
Terminada a ligação de todas as capitais provinciais com a rede de fibra óptica, segue-se a fase de criação de rotas alternativas que garantam o fluxo do tráfego em caso de corte ou avaria em qualquer ponto.

Nesse sentido, a TDM vai implementar, a partir de Julho próximo, um projecto orçado em 21 milhões de Euros (777 milhões de meticais), com a duração de 26 meses. A inauguração da ligação de Lichinga com o resto do país através da fibra óptica contou com a presença do Ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, do Governador da Província de Niassa, Arnaldo Bimbe, do Presidente do Conselho de Administração da TDM, Joaquim de Carvalho, entre outros convidados.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!