A empresa Telecomunicações de Moçambique (TDM) concluiu a implementação do projecto de construção da Espinha Dorsal da Rede Nacional de Transmissão (Backbone), com a inauguração, hoje, da ligação da fibra óptica na cidade de Lichinga, na província nortenha do Niassa.
Com esta inauguração, a cidade de Lichinga fica ligada às restantes capitais provinciais do país, assim como passa a finalizada construção da Espinha Dorsal de Telecomunicações ter acesso a serviços de comunicação mais eficiente.
A Espinha Dorsal da Rede Nacional de Transmissão constitui um dos maiores e mais importantes empreendimentos de telecomunicações do país, cujo objectivo final é ligar todas as capitais provinciais através da fibra optica, rumo à integração de Moçambique na sociedade de informação.
De acordo com informações da TDM, as ligações em fibra óptica, ao nível de todo o país, quer por via ubmarina, quer terrestre, custaram cerca de 58,2 milhões de Euros, equivalente a 2,2 biliões de Meticais.
Terminada a ligação de todas as capitais provinciais com a rede de fibra óptica, segue-se a fase de criação de rotas alternativas que garantam o fluxo do tráfego em caso de corte ou avaria em qualquer ponto.
Nesse sentido, a TDM vai implementar, a partir de Julho próximo, um projecto orçado em 21 milhões de Euros (777 milhões de meticais), com a duração de 26 meses. A inauguração da ligação de Lichinga com o resto do país através da fibra óptica contou com a presença do Ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, do Governador da Província de Niassa, Arnaldo Bimbe, do Presidente do Conselho de Administração da TDM, Joaquim de Carvalho, entre outros convidados.