Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Filme sobre Lumumba exibido em Maputo

Exibiu-se na quinta-feira (16), no Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo, um documentário que além de mostrar as obras do Primeiro-ministro da República Democrática de Congo, Patrice Lumumba, narra os acontecimentos que precipitaram a sua morte. A obra é de Raoul Peck, e chama-se “Lumumba: a morte de um profeta”.

O filme cujos desdobramentos tangem as sociedades africanas contemporâneas sugere-nos uma visita à nossa realidade actual, a partir do derrube ilegal de um governo, no caso, o do Congo, constitucionalmente estabelecido. O documentário retrata a vida dos africanos na luta pelas independências dos seus países.

A obra cinematográfica mostra como determinados funcionários do Governo de que Patrice Lumumba chefiava, orquestraram a sua prisão a fim de criar as bases para o golpe do Estado congolês. Nesse sentido, o golpe de estado e a injustiça são os aspectos mais realçados na história.

De acordo com Abdala Mussa, espectador que viu o filme, situações de golpe de Estado são comuns nos países africanos. As mesmas, para si, são movidas pela disputa pelo poder e pelos recursos naturais.

“Situações parecidas com as que motivaram Mobotu Sese Seko a decretar uma prisão domiciliária para Lumumba, também fazem com que se exonerem muitos governantes em curto espaço de tempo no mundo”, refere o cidadão que acrescenta que a ambição e a gula devido ao aparecimento de recursos naturais são outros factores a ter em conta.

Raoul Peck, realizador do filme, afirma que, onde quer que esteja, Lumumba deve estar aborrecido em relação aos vícios e loucuras sociais dos nossos tempos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!