A Federação Internacional de Futebol anunciou esta sexta-feira a retirada da suspensão da Federação Iraquiana (IFA), estabelecida em novembro de 2009 em razão das ingerências do governo. “O Iraque é novamente uma nação membro da Fifa”, declarou o presidente da entidade, Joseph Blatter.
“A Fifa decidiu hoje (sexta-feira) retirar as sanções contra a Federação Iraquiana e autorizar nossas equipes a participarem das competições organizadas pela Fifa, em torneios regionais e continentais em todos os níveis”, declarou à AFP o presidente da IFA Hussein Said.
A entidade máxima do futebol mundial “também autorizou as equipes iraquianas a participarem de partidas amistosas”, acrescentou Said, que comanda a IFA desde 2004. Em novembro, a polícia tomou o controle da sede da IFA após o afastamento de seus dirigentes pelo Comitê Olímpico Iraquiano, que acusava a federação de ligações com o governo de Saddam Hussein. Essa decisão provocou a suspensão da IFA.
A Fifa indicou que os membros do comitê executivo da federação eram os únicos interlocutores que a entidade reconhecia. O comitê executivo foi restabelecido em 11 de março.