A suspensão da Nigéria do futebol internacional foi anulada nesta sexta-feira, informou a Fifa. O país africano foi punido no início do mês por causa da interferência governamental nos assuntos da Federação Nigeriana de Futebol (NFF, na sigla em inglês).
“A Fifa reparou que os procedimentos legais e a ordem impedindo o presidente da NFF, os membros do comité executivo da NFF e o Congresso da NFF de administrar o futebol nigeriano, e que levaram à suspensão, foram retirados”, disse a Fifa num comunicado.
“Como a ordem estatutária foi reinstaurada na NFF e os organismos legítimos reinstalados, a Fifa decidiu anular a suspensão a partir de hoje (sexta-feira).”
A reintegração da Nigéria aconteceu depois de uma reversão da decisão de expulsar membros veteranos da NFF na esteira de alegações de corrupção.
Um tribunal regional havia ordenado a demissão de um executivo da NFF duas semanas atrás, um dia depois de a seleção ser eliminada do Mundial pela França nos oitavos de final. O tribunal também exigiu que o ministro dos Desportos nomeie um administrador interino, que rapidamente convocou novas eleições.
O presidente da NFF, Aminu Maigari, ainda foi detido pela polícia assim que chegou do Brasil, mas mais tarde foi solto.