O Grupo RM vai abrilhantar as celebrações da passagem dos 45 anos da Independência Nacional, brindando, nesta sexta-feira, 26 de Junho, em Maputo, o povo moçambicano, com um grandioso show live, inserido no projecto #FicaEmCasa.
O evento, promovido pelo Standard Bank, em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a Televisão de Moçambique (TVM), tem por objectivo a disseminação de mensagens sobre a prevenção contra a pandemia do novo Coronavírus, bem como entreter as pessoas neste período de confinamento.
Trata-se de uma iniciativa de cariz sociocultural, a ser transmitida nas redes sociais do banco e ainda pela televisão pública nacional e a Rádio Universitária da UEM.
O chefe do Departamento de Promoção Musical do Grupo RM, Selso Sabino, referiu, a propósito, que a banda vai-se apresentar com um total de 10 músicos, dos quais três vocalistas, liderados pelo compositor e intérprete Wazimbo.
Além de interpretar o melhor do seu álbum denominado “Mule Hefu”, conforme destacou Selso Sabino, o conjunto musical vai tocar dois temas novos, dedicados ao momento actual caracterizado pelo luto causado pela Covid-19.
“Desde modo, estaremos a levar a alegria ao povo moçambicano, através de ritmos musicais típicos das zonas Norte, Centro e Sul do País e, ao mesmo tempo, traremos uma palavra de esperança e conforto”, disse, ajuntando que o concerto contará com a actuação de artistas convidados.
O Grupo RM foi fundado em 1979, com o objectivo de dotar a Rádio Moçambique de uma orquestra capaz de acompanhar os artistas sem banda no decurso das suas gravações, produzir música para alimentar as emissões da rádio, investigar e tocar ritmos nacionais, entre outros aspectos musicais.
Importa realçar que, para além da música, esta edição terá momentos de poesia.