Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

FIA considera legais os difusores de Brawn, Williams e Toyota

FIA considera legais os difusores de Brawn

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) declarou nesta quarta-feira legais os questionados difusores que melhoram a aerodinâmica dos carros das escuderias de Fórmula 1 Brawn GP, Williams e Toyota, rejeitando assim os recursos de apelação de Renault, Red Bull e Ferrari.

“A Corte de Apelação da FIA decidiu rejeitar as apelações apresentadas contra as decisões 16 e 24 adotadas pelo painel de comissários em 26 de março no Grande Prêmio da Austrália e que eram válidas para o restante do Mundial-2009 de Fórmula 1”, afirma a FIA em um comunicado.

“Com base nos argumentos ouvidos, a Corte conclui que os comissários tinham razão ao considerar que os carros em questão estavam de acordo com o regulamento aplicado”, completa a nota.

Com o tão aguardado veredicto, o piloto britânico da Brawn GP Jenson Button foi confirmado como o líder do Mundial, depois de vencer as duas primeiras corridas da temporada na Austrália e na Malásia. O brasileiro Rubens Barrichello, também da Brawn, tem confirmada sua vice-liderança no Mundial, com 10 pontos, cinco a menos que Button.

A decisão foi anunciada depois que um painel de cinco juízes da Corte de Apelação da FIA ouviu na terça-feira as alegações contra os difusores, visíveis na parte posterior dos carros. O objetivo da peça é fazer o ar circular e dar mais aderência ao carro.

As escuderias que apresentaram o protesto alegavam que as três equipes questionadas haviam interpretado de maneira errada o novo regulamento sobre aerodinâmica ao utilizar os difusores, apesar da FIA ter considerado os mesmos legais em um questionamento antes do início da temporada 2009.

Brawn GP, Williams e Toyota dominaram as duas primeiras corridas do ano. Button conquistou a pole e a vitória nas duas provas. Após a decisão da FIA, o mais provável é que as demais escuderias adotem difusores idênticos a partir do próximo fim de semana, quando será disputado em Xangai o Grande Prêmio da China.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!